Google, o buscador mais importante para as marcas

Mas afinal, o que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de práticas que otimiza uma página na web com o objetivo de melhorar seu posicionamento nos buscadores, sem a utilização de anúncios.

 

Como funciona?

 

Se em dois cliques você já encontrou o que buscava no Google, saiba que há um algoritmo por trás disso. O Google não revela a “fórmula mágica” para um site aparecer nos primeiros resultados, mas alguns fatores já são conhecidos devido à anos de prática.

É aí que entra o Profissional de SEO: aplicando técnicas baseadas nesses fatores (que estão sempre mudando).

 

Que fatores são esses?

 

Existem os fatores on-page (estrutura da página, conteúdo em si) e os fatores off-page (links de outros sites, competitividade). É muito mais fácil trabalhar o primeiro do que o segundo. Isso porque os fatores on-page são relacionados à forma que a página é apresentada e à qualidade das publicações, enquanto os fatores off-page envolvem a presença digital no geral, ou seja, o próprio mercado.

Leia também: “O que é Marketing Digital?”

 

Melhor rankeamento, mais interessados

 

Quem está nos primeiros resultados das pesquisas facilmente recebe mais cliques e visitas no site. Por consequência, ter mais visitantes significa mais interessados, que por sua vez aumenta as chances de se tornarem clientes, crescendo o volume de vendas.

Mas para traçar uma boa estratégia de SEO é preciso também entender o comportamento humano no meio digital. Ao entender as necessidades dos usuários e suas intenções, fica mais fácil prever suas pesquisas para antecipar as palavras mais buscadas no conteúdo produzido.

 

A profissão “SEO”

 

Por fim, você deve estar se perguntando: “Quem é esse profissional no mercado? Quem sabe e como sabe tudo isso?”

Há diversos cursos especializados espalhados pela internet, assim como artigos, livros e vídeos que podem agregar muito, por se tratar de um assunto que está sempre sendo atualizado. Ainda assim, SEO é um trabalho em conjunto com diversas áreas, visto que ele abrange desde os aspectos técnicos relacionados à programação e o design do site até a criação do conteúdo.

É comum que o mercado (principalmente agências de publicidade) direcione algumas dessas tarefas de SEO para o Redator, já que, como vimos antes, um dos fatores de maior controle do profissional está relacionado à criação do conteúdo, ou seja, a escrita. No geral, o profissional que ocupa esse cargo é formado na área da comunicação, em cursos como o de Publicidade e Propaganda da Faculdade IELUSC, que possui matérias de Redação, Arenas Digitais e Conteúdo para Marketing Digital, atendendo essa demanda do mercado.

 

Gostou do texto? Continue lendo:

Marketing de Conteúdo: entenda o que é

Agência Digital: o que é, o que comem, como vivem?

 

 

1 Comment

  1. […]        Obrigado se você leu até aqui, e se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais em? Enquanto isso, leia outra matéria que explica mais sobre o SEO >>>   Mas afinal, o que é SEO? […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *