Nessa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar sobre Instagram TV, mais conhecido como IGTV, uma plataforma que chegou em junho de 2018 com uma promessa de transformar a forma em que consumimos e compartilhamos conteúdos de vídeo no meio digital. A mídia social trouxe a ideia de existir uma plataforma de vídeos mais longos a partir do momento em que as histórias (outra funcionalidade do Instagram) deram abertura para a preferência em assistir vídeos seguidos um do outro, assim aumento o consumo por um conteúdo neste formato .
Afinal, o que é IGTV?
A função, que pode ser usada dentro do aplicativo Instagram ou como um aplicativo separado, baseia-se em vídeos com duração de até uma hora que anteriormente eram apenas na vertical, porém, uma rede social liberou uma atualização que os conteúdos anteriores a poder serem expressados distinguidos, no formato de preferência daquele que está gravando.
Como funciona e como postar no IGTV?
Publicar conteúdo no IGTV exige pouca experiência até mesmo para quem é novo no assunto, porém, é preciso se atentar a alguns detalhes.
O processo de criação de um canal no IGTV foi unificado ao de postagem de vídeos, ou seja, você terá um canal para você no IGTV assim que fizer a sua primeira postagem de vídeo por lá.
Para compensar a falta de tempo para alimentar e fazer histórias, os vídeos podem ter até 1 hora de duração. Mas nem todos os usuários podem publicar vídeos de até 60 minutos, apenas pessoas verificadas e com grande número de seguidores. Os demais, podem postar vídeos entre 15 seg até 10 minutos.
Você pode ficar por dentro de todas as regras que você deve seguir quando para criar seu vídeo para uma plataforma acessando esse link , onde encontrar os passos que deve seguir para formatar com sucesso o seu conteúdo.
Marketing digital por meio do IGTV
Bom, agora que você já sabe o que é essa plataforma do Instagram, vamos entender o porque dela ser muito eficiente na hora de planejar o marketing digital da sua mídia social.
No IGTV os conteúdos são compartilháveis, o que ocasiona um teor alto de engajamento caso o tema abordado seja relevante para o seu público e é nessa hora que entram as ideias para sua empresa alavancar por meio da plataforma de vídeos da rede social.
Tutoriais
Os tutoriais são uma forma de interação com o seu público muito interessante, principalmente quando você consegue mostrar tudo aquilo que pode ser feito com o seu produto. Receitas, acompanhamentos, looks, maquiagens, o que seu público quer saber ou aprender? Mostre à eles os benefícios de acompanhar sua mídia e todo o potencial que seu produto tem.
Demonstração de Produto
Vídeos de demonstração do produto é uma ótima estratégia para quem ainda não conhece o mesmo mas tem certa curiosidade sobre ele, através desse conteúdo você pode mostrar ao cliente como a sua solução poderá resolver a dor deles ou apenas ocasionar interesse se sentindo mais próximo do gênero.
Vídeos Institucionais
Nesse caso é um pouco diferente, você apresenta ao espectador a visão, a missão e os valores que estão dentro da marca, gerando certa proximidade entre ele e o produto, mesmo sem ele nunca ter feito a compra do mesmo. A partir do momento em que ele concorda com o que é prezado pela empresa, ele pode vir a compartilhar e gerar engajamento em cima do assunto, consequentemente, para o perfil.
Dentre essas dicas de conteúdo, você pode personalizar de acordo com aquilo que você tem em mãos. Uma plataforma disponibiliza a opção de criar séries sobre assuntos, mostrar ou não a prévia do vídeo no Feed do Instagram da marca, personalizar a capa da sua matéria e muito mais!
Se você gosta de criar conteúdo, o IGTV é a determinada funcionalidade para você, seja no perfil da sua marca ou no seu próprio perfil pessoal, use e abuse do que a plataforma tem a te oferecer.
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As funções de um produtor audiovisual.
Texto original de Evaldo Cevinski Neto, alterado por Thainara Hoepfner