Nascido nos anos noventa o Coolhunting é a observação das pessoas e do mundo, com o objetivo de descobrir e tentar prever as novas tendências de mercado as distinguindo entre passageiras e duradouras. Mas tá, o que faz essa profissão ser legal?
Bem, diferente de uma pesquisa de mercado onde temos um público específico, roteiro e outras especificidades o cool hunter observa o comportamento do consumidor, levando em conta o que aconteceu, o que acontece e o que pode acontecer no mercado para fazer previsões que vão ser extremamente importantes na tomada de decisões da empresa. Sendo assim, o profissional precisa ser curioso, empático, observador e também ter bastante intuição.
Como dizem os nossos amigos da Inova Consulting: “o CoolHunting serve para identificar o que é “Cool”. Não existe nenhuma fórmula matemática do que se pode considerar “Cool” e não “Cool”. “Cool”, cuja tradução formal mais próxima seria “frio” ou “descontraído”, é também usado na gíria para representar coisas “bacanas”. A expressão CoolHunting refere-se aos itens que são admirados e desejados por representarem o espírito de uma época, o Zeitgeist.”
Mas e aí, por que isso é útil na publicidade?
O profissional se faz importante no sentido de prever as mudanças de comportamento de consumidor, para assim orientar ações e com isso acompanhar o movimento do seu público alvo, gerando um norte para o desenvolvimento de campanhas, produtos e ofertas.
Quer saber mais sobre essa profissão supimpa? Ótimo, porque nós fizemos uma seleção de sites bem bacaninhas para você ficar por dentro de tudo que é cool:
Top o texto amiga! Coolhunting é show de bola.