Texto original de Andreza Giotto, editado por Jéssica Horr
Você já deve ter passado pela situação de estar navegando pela internet e ver algum famoso ou influenciador digital divulgar algum produto de determinada marca. Ele pode até não gostar do “recebido”, e às vezes nem usar, mas vai receber para dizer que a marca é incrível. Essa ação tão comum nas redes sociais tem um nome: publipost!
O publipost é um método em que as marcas usam para alcançar novos públicos, usando influenciadores como meio de divulgação. Quer um exemplo? Olha só:
Um “publi“, como é carinhosamente chamado, pode ser apresentado na forma de um mini tutorial no Instagram ou algo mais direto, como uma foto fazendo uso do produto. E é aí que entra a sinalização de publiposts, que é o que queremos discutir.
“A relação com o consumidor deve ser pautada pela honestidade, lealdade e cooperação”, diz o artigo 36 do Código do Consumidor. “Portanto, a publicidade tem de ser identificada fácil e imediatamente pela pessoa”. Ou seja, o conteúdo deve estar, de algum modo, devidamente sinalizado como um publi. E como funciona? As marcas entram em contato com os influenciadores – ou até mesmo o contrário – e fazem uma parceria. Quando é contratado, a marca detém certos direitos sobre a sua imagem e, em alguns casos, você se torna porta-voz dela. Isso significa que, a partir do momento em que o contrato é fechado, todas as ações que o influenciador toma refletem a visão da marca. É por isso que quando um famoso se envolve em algum escândalo, rapidamente perde todas ou grande parte das parcerias.
Várias marcas já desfizeram contrato e romperam patrocínio com algum influenciador devido a polêmicas ou discursos preconceituosos. Homofobia, machismo e racismo não são aceitos, pois o público automaticamente associa a figura à marca.
Quando se trata de um publipost existem alguns critérios a serem cumpridos, como: impressões, alcance e envolvimento. O CPM (custo por mil), que nada mais é que o valor para cada mil pessoas atingidas, é uma métrica frequentemente utilizada. Vamos supor que uma blogueira ganhe R$15 a cada mil pessoas que atingir com sua postagem no início de carreira. Esse valor tende a aumentar conforme sua popularidade, podendo chegar a números absurdos.
E para te dar um empurrãozinho e se animar com essa ideia, fica aí a lista das 10 celebridades que mais lucram com publiposts:
1) Dwayne Johnson – US$ 1,01 milhão
2) Kylie Jenner – US$986 mil
3) Cristiano Ronaldo- US$889 mil
4) Kim Kardashain- US$858mil
5) Ariana Grande – US$853 mil
6) Selena Gomez – US$848 mil
7) Beyoncé – US$770 mil
8) Justin Bieber – US$747 mil
9) Taylor Swift – US$722 mil
10) Neymar – US$700 mil
Olá! Estou pesquisando alguns coisas e vim parar aqui. Bom
trabalho. Estava pesquisando renda extra em casa, nem sei
como vim parar aqui, mas foi legal.