O Marketing de conteúdo é uma das maiores estratégias utilizadas no Inbound Marketing. Essa estratégia tem como objetivo realizar conteúdos relevantes para seu público-alvo e ajudá-los a resolver problemas.
Esse conceito surgiu com o nascimento do Marketing Digital e das Agências Digitais, na qual diferentes estratégias e ferramentas foram criadas para as empresas se relacionarem melhor com seus consumidores.
Mas afinal, para que serve o Marketing de Conteúdo?
Hoje, temos um poder de escolha sobre o que queremos consumir maior do que antes, as empresas conseguem descobrir exatamente o que precisam produzir para atender o “desejo”. É necessário focar nos desejos de seus clientes, trazer conteúdos que entreguem algum tipo de benefício para quem está lendo, esclarecer uma dúvida, oferecer um serviço de teste, e não apenas só querer vender.
Nutrir o consumidor com conteúdos, afim deles conhecerem mais do seu produto antes da compra, é mais saudável não só para o time de vendas, mas também para o reconhecimento da marca. Já que você o ajudou com um conteúdo relevante, o consumidor pode ter uma visão bacana em cima daquilo que leu e recomendar para um amigo.
Como o Marketing de Conteúdo é feito?
O método tem seus resultados comprovados, mas sem uma estratégia, o Marketing de Conteúdo não é o suficiente para gerar todos os resultados almejados. É preciso de tempo.
Existem várias maneiras de se aplicar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo no seu Inbound. Não é só um texto no blog, ou um post no facebook que vai resolver tudo, aqui vão outras formas de aplicação da estratégia:
- Blog;
- Vídeos;
- E-mail Marketing;
- Redes Sociais;
- Webinars;
- Infográficos;
- E-books;
- Templates;
- Kits.
Como dito, não é só escrever qualquer coisa no blog da sua empresa e criar um post no Facebook ou Instagram, você precisa planejar um Cronograma de Publicação, com o que vai ser escrito, quando vai ser publicado, em que canal vai ser promovido esse material, entre outros pontos. Tendo isso definido, agora você pode acompanhar os resultados da sua estratégia de Inbound Marketing, que levam em média 6 meses mais ou menos para gerar resultados.
Para conhecer mais afundo sobre a produção do Marketing de Conteúdo, sugerimos conferir o Guia Definitivo do Marketing de Conteúdo, produzido pela Rock Content.
Onde posso fazer os conteúdos?
Existem várias ferramentas online, como o RD Station, Unbounce, Contentools, MailChimp, Mautic e por aí vai… mas para você começar, faça um benchmark primeiramente. Veja sobre o que está sendo falado sobre a sua marca/produto ou do seu mercado específico, e depois crie um blog!
Escreva em cima de dados do seu mercado, sobre o que os clientes querem ler, crie conteúdos que ajudem o consumidor a resolver um problema que ele ainda não possui conhecimento sobre, ou algo que solucione uma das dores dele.
Se você quiser saber mais como produzir um conteúdo de relevância, veja as 5 dicas para dominar um conteúdo digital de qualidade.