Quem é da “Geração Z” já nasce sabendo criar um perfil no Instagram. Por isso, a vontade de muitos adolescentes e jovens é trabalhar com algo que envolva a internet e as redes sociais de um modo geral. E, não, não existe só a opção de “virar Youtuber” (até porque nem isso é tão fácil assim, né?)!
Para te convencer que sim, tem como ter uma profissão que envolve a internet, separamos cinco opções nessa área. Olha só:
1 – Social Media
Para quem aaaaama Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e tudo o mais! Esse profissional é responsável por cuidar das redes sociais de uma empresa. Ele pode trabalhar tanto em uma agência de publicidade quanto em um setor de marketing de um estabelecimento.
As funções incluem planejar e executar estratégias que façam com que o produto ou serviço oferecido chegue até o público-alvo.
2 – Web Designer
Para quem ama sites e plataformas online, a profissão de web designer é muito interessante. É ele quem cria o site do zero, de acordo com o que o cliente quer transmitir para o público da empresa. Para ser um bom profissional você precisa entender um pouco de programação, conceitos do design, de layout…
Então, quando encontrar um site que não abre no celular ou que está muito feio, a culpa é do web designer!
3 – Criador de conteúdo
Essa é uma das profissões mais amplas para se trabalhar com internet. Sendo um criador de conteúdo você pode trabalhar em redes sociais, como o Instagram, Facebook, Twitter, entre outros, como fazer vídeos para o Youtube, como também escrever em blogs ou outras plataformas.
E os temas também são variados, desde conteúdos específicos para uma empresa, até falar sobre coisas do dia-a-dia e se tornar um influenciador digital!
4 – Freelancer
Agora, se você é a pessoa que não se contenta com um emprego que faça a mesma coisa todo dia e um chefe no seu pescoço, ser freelancer também é uma boa opção. Sendo freela você pode escolher com o que vai trabalhar (pode ser edição de vídeo, criação de conteúdo, gestão de anúncios, desenvolvimento de sites, etc), quanto vai cobrar e qual tipo de cliente vai querer atingir! É um cargo muito mais flexível, mas exige muita disciplina e talento para vender o próprio peixe.
5 – Desenvolvedor de aplicativos
Muito parecido com o web designer, o desenvolvedor de aplicativos, como o próprio nome diz, cria apps para empresas que querem se comunicar com os seus clientes de forma mais efetiva. Afinal, um aplicativo não é qualquer coisa, né minha gente? Ainda mais um aplicativo bom, que funcione em qualquer celular e que não trave.
E aí, se identificou com alguma? Ou a dúvida só aumentou? Fica de olho aqui no nosso blog que tem vários outros conteúdos para te ajudar a decidir!