Já pensou se houvesse uma maneira de misturar jogos com publicidade?
Pois é, é exatamente disso que se trata a gameficação.
Não, você não vai fazer seu público jogar Super Mario ou Sonic para aplicar esta técnica. A gameficação – do inglês gamefication, é o uso de mecânicas de jogo para incentivar um maior engajamento do público, seja para ensinar algo complexo de uma maneira mais simples, ou motivar um determinado comportamento.
Como a gameficação funciona na prática?
Pense em um jogo simples, Super Mario por exemplo, nele você encontra 4 pilares: uma meta, regras, um sistema de feedback e a participação voluntária.
A meta, salvar nossa princesa. Você não pode cair, deve pular os obstáculos e tomar cuidado com as tartarugas, se não, você volta para o começo do mapa. O jogo mostra para você que está indo bem ao final de cada fase com a bandeira, como forma de feedback, e você começou e quer continuar o jogo voluntariamente.
Assim funciona a gameficação. Com estes 4 pilares (meta, regras, feedback e voluntários), podemos transformar uma experiência chata em um jogo viciante e instigante da qual nosso público participará voluntariamente.
Onde a gameficação é aplicada hoje?
Não é difícil encontrar grandes empresas que usaram a gameficação atrelada a outros conceitos publicitários como o storytelling em ações externas, para o público, ou em ações de endomarketing para seus colaboradores.
Uma aplicação muito conhecida em campanha é a plataforma Nike Run Club, criada pela Nike para simular um jogo que recompensa o cliente por exercícios feitos. Nesta plataforma você pode competir com colegas para ver quem vai mais longe e acompanhar seu desempenho a cada atividade.
É um método legal e estimulante que a marca criou para manter seus consumidores engajados, e se tornar uma lovemark presente no dia a dia de seus clientes.
Outro exemplo é a Gerdau, siderúrgica brasileira que trocou os tediosos treinamentos teóricos por jogos de conhecimento usando óculos de realidade virtual!
Então, agora já sabe. Os comerciais antes do seu vídeo no Youtube e os anúncios que aparecem no seu Instagram não são a única maneira de fazer publicidade! Este é um mundo incrível, repleto de criatividade e com muito espaço para ideias novas.
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Bye bye, até a próxima. 😉