O que é gamificação na publicidade?

 

Já pensou se houvesse uma maneira de misturar jogos com publicidade? 

Pois é, é exatamente disso que se trata a gameficação. 

Não, você não vai fazer seu público jogar Super Mario ou Sonic para aplicar esta técnica. A gameficação – do inglês gamefication, é o uso de mecânicas de jogo para incentivar um maior engajamento do público, seja para ensinar algo complexo de uma maneira mais simples, ou motivar um determinado comportamento.

 

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Super Mario Bros (1985)

Como a gameficação funciona na prática?

 

Pense em um jogo simples, Super Mario por exemplo, nele você encontra 4 pilares: uma meta, regras, um sistema de feedback e a participação voluntária.

A meta, salvar nossa princesa. Você não pode cair, deve pular os obstáculos e tomar cuidado com as tartarugas, se não, você volta para o começo do mapa. O jogo mostra para você que está indo bem ao final de cada fase com a bandeira, como forma de feedback, e você começou e quer continuar o jogo voluntariamente. 

Assim funciona a gameficação. Com estes 4 pilares (meta, regras, feedback e voluntários), podemos transformar uma experiência chata em um jogo viciante e instigante da qual nosso público participará voluntariamente. 

 

Onde a gameficação é aplicada hoje?

 

Não é difícil encontrar grandes empresas que usaram a gameficação atrelada a outros conceitos publicitários como o storytelling em ações externas, para o público, ou em ações de endomarketing para seus colaboradores. 

Uma aplicação muito conhecida em campanha é a plataforma Nike Run Club, criada pela Nike para simular um jogo que recompensa o cliente por exercícios feitos. Nesta plataforma você pode competir com colegas para ver quem vai mais longe e acompanhar seu desempenho a cada atividade.

É um método legal e estimulante que a marca criou para manter seus consumidores engajados, e se tornar uma lovemark presente no dia a dia de seus clientes.

Outro exemplo é a Gerdau, siderúrgica brasileira que trocou os tediosos treinamentos teóricos por jogos de conhecimento usando óculos de realidade virtual! 

Então, agora já sabe. Os comerciais antes do seu vídeo no Youtube e os anúncios que aparecem no seu Instagram não são a única maneira de fazer publicidade! Este é um mundo incrível, repleto de criatividade e com muito espaço para ideias novas.

 

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Bye bye, até a próxima. 😉

 

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