Cauda longa e eletrodomésticos: eles tem tudo a ver!

Estudo em base no conceito de busca Cauda Longa e análise da loja virtual WESTWING

Você acordou, tomou seu café da manhã, escovou seus dentes e ao se olhar no espelho se deu conta de que algo falta na sua casa: eletrodomésticos vintage na cor roxa.

E agora? O que fazer para encontrar o eletrodoméstico dos seus sonhos? Calma… O google e os e-commerces estão aí para isso, né?

Acompanhe este post, que vamos te dar o passo a passo de como fizemos para encontrar o que procurávamos através de sites de busca (e você ainda vai tirar de letra o conceito de Cauda Longa). Partiu entender como tudo isso funciona?

Hora da busca!

Começamos com uma pesquisa de cauda longa bem específica quanto às características dos produtos que procurávamos: eletrodomésticos vintage de cor roxa (ufa!)

E plim! Encontramos uma loja que parece perfeita para o que procurávamos, logo na primeira posição. O  e-commerce vende mobília e produtos de home decor, com uma veia forte de design.

Primeira impressão e primeiro click

“Cores Retrô: Decoração Descolada” é o que nos introduz ao e-commerce, ligando à nossa busca de eletrodomésticos vintage. Vai dizer que isso não desperta curiosidade?

Após clicar no link, aparecem apenas botões que te direcionam para o e-commerce. O post em si, que fez com que a página aparecesse em destaque na busca, pode ser visto apenas quando rolamos a página mais para baixo. 

Dados, dados e dados…

Mas nem tudo são flores, né? Como qualquer e-commerce que está por dentro da importância dos dados do público, o WESTWING solicita que seja feito login ou que se cadastre no site para continuar a navegar.

Se por um lado isso dificulta o acesso ao e-commerce, por outro essa etapa obrigatória filtra apenas as pessoas que tem real interesse nos produtos oferecidos pelo site. Ponto para você, WESTWING!

Mas além de ter que fazer o cadastro, o usuário ainda é obrigado a inserir novamente algum e-mail para receber as newsletters do site e poder ter acesso ao e-commerce da marca. Mais uma vez, seleção de clientes!

via GIPHY

Analisando o e-commerce

Agora sim, chegou a hora! Ao acessar o e-commerce, percebe-se que ele é organizado de maneira diferente dos e-commerces tradicionais.

A loja virtual da WestWing é organizada, não por categoria de produto, mas por coleções que eles denominam também como “campanhas”. Cada campanha segue um conceito estético único e tem um tempo de duração que fica exposto ao vivo no site. Dá uma olhada!

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse modelo de apresentar os produtos se deve ao fato de que a marca tem um público alvo específico, que é ligado a um lifestyle mais luxuoso e que entende e se interessa por home decor.

Não é à toa que os produtos vendidos pela WestWing são caríssimos e de marcas conceituadas. Isso justifica o “filtro” que o site aplica nos usuários que o acessam. Agora tudo fez sentido!

Estratégias do e-commerce

Se você já achava que esse site era diferentão, calma que tem mais! Ao selecionar um produto e colocar no carrinho, o site usa a estratégia de escassez para o consumidor comprar logo o produto. A WESTWING não fala que o produto é o último: ele cronometra 20 minutos de reserva!

 

 

 

 

 

 

 

Concluindo 😀

O WESTWING é um site caro, para um público selecionado, mas que entrega produtos raros, com design diferente do que encontramos em lojas comuns. Além de utilizarem uma estética que agrada os olhos, o e-commerce divide seus produtos por coleções, o que representa o lado artístico e cuidadoso da marca. 

Nossa pesquisa de cauda longa “eletrodomésticos vintage de cor roxa” nos levou ao WESTWING, site perfeito para quem quer encontrar algo diferente, como o que procurávamos!

 

Amanda Corrêa, Nycolas, Julia Caroline, Joanna e João Vitor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *