Como ser um e-commerce multipotencial ?

Você deve estar se perguntando porque deveria investir em atender a públicos específicos com uma gama diversificada de produtos se pode focar em um só e se especializar em venda do mesmo, pois afinal quem quer fazer muito e agradar a todos acaba não fazendo nada e não agradando ninguém certo? 

 

Errado.

 

Você já ouviu falar sobre multipotencialidade ? No conceito bem específico da palavra, multipotencialidade é a capacidade de ter mais de um potencial isso se referindo para pessoas, agora traçando um paralelo para o mundo  e-commerce podemos aplicar como um que atenda a diversos públicos devido a sua grande variedade de produtos, e nós estamos aqui pra te mostrar que se você tem um e-commerce e não sabe ainda como ampliar o seu negócio talvez esse post faça sentido nesse momento para você.

 

OFEREÇA O QUE NENHUM OUTRO OFERECE

gráfico cauda longa

O mercado livre é um e-commerce com grande oferta focado em produtos de nicho. Utilizando a cauda longa o e-commerce oferece produtos específicos para diversos públicos, tanto produtos que vendem muito, e de valor mais baixo quanto produtos de um valor mais alto porém com venda em menor quantidade.  E o que um e-commerce ganha com isso ?

  • Relacionamento com o consumidor

Sabe aquela sensação de que a loja está falando exatamente o que você queria ouvir? Incrível não é mesmo?

Um bom atendimento, personalização e atenção devida criam laços de relacionamento que vão muito além do preço. Direcionar a comunicação e estratégias de marketing buscando atender as necessidades do seu público lhe dará resultados muito mais eficazes. Otimizando os investimentos e direcionando melhor as suas personas.

 

  • Fidelização mais eficaz

Quando você tem uma boa experiência  com uma marca/empresa e consegue ser bem atendido é normal que quando sua necessidade surja outra vez essa mesma marca/empresa já venha a sua cabeça como procura. Isso gera um fluxo maior de vendas e ainda por cima os seus consumidores acabam gerando mídia espontânea por ser fidelizado, isso tudo aumenta o fluxo orgânico da sua plataforma.

 

  • Melhor posicionamento da marca

Marcas/ empresas que atendem nichos mais específicos conseguem criar uma conexão maior com o consumidor e estabelecer um posicionamento mais sólido com o mercado, estabelecendo uma posição de referência e se tornando mais fácil gerando um faturamento ainda maior.

FACILIDADE NA COMPRA

É muito comum vermos plataformas que não facilitam as coisas para os seus consumidores e muitas vezes na hora de a compra ser efetivada o incômodo surge. Hoje não existem mais dificuldades para comprar produtos então em quesitos de fechamento de negócio esteja atento para facilitar a sua venda.

Trouxemos abaixo algumas das facilidades que o Mercado Livre oferece:

1-Compõem a seu site opções de seleção de compras com descontos exclusivos e ofertas semanais moldando a escolha de seu cliente.

Barra de pesquisa mercado livre.

2-Seu pagamento é rápido, seguro e não tem custo adicional.

3-Boleto bancário – Com pagamento em qualquer agência bancária, caixa eletrônico, internet banking ou correspondentes bancários, com aprovação de até 2 dias úteis.

4-Aceita todas as bandeiras de Cartões de crédito listados abaixo,em até 6x com aprovação instantânea.

 

Métodos de pagamentos aceitos pelo e-commerce.

 

CATEGORIZAÇÃO PARA SOBREVIVÊNCIA

Imagine o quanto é difícil poder encontrar um produto que tanto procura  dentro de uma plataforma que atende desde itens eletrônicos, roupas, objetos pessoais e até mesmo automóveis, a jornada de compra se torna muito maior e quem sabe menos eficaz. Esse é o grande desafio que gigantes como Mercado Livre encontram para posicionar bem os seus produtos dentro do seu marketplace.  Por isso é de extrema importância investir em uma plataforma que te permita categorizar todos os seus segmentos. Assim você conduz o seu consumidor até o local que ele procura.

O mercado livre  por exemplo apresenta várias categorias  para busca de produtos que vão desde veículos e livros a moda e brinquedos, possuindo assim uma ampla e vasta variedade de produtos que atendem a diversos tipos de público. É interessante notar que dentro de cada categoria “mãe” existem subcategorias com produtos ainda mais específicos, que podem ser desmembrados e bem nichados. Além disso a barra de pesquisa ajuda a achar com mais facilidade o produto procurado. A busca pode ser cada vez mais específica de acordo com a procura por exemplo: Se você é um amante do cinema francês antigo e busca por filmes de aventura, sua pesquisa será desmembrada da seguinte forma:  Filmes e Seriados >Filmes >Drama >DVDs>Europeus. Nós encurtamos melhor a busca e optamos por ir direto para barra de pesquisa pesquisando pela seguinte frase: Filmes franceses antigos de aventura.  Eis o resultado:

Imagem de filme francês no mercado livre.

Outro detalhe de extrema importância e agregar características ao seus produtos, nada de preguiça para descrever o produto quanto mais assertivas as palavras o descreverem mais rápido o seu consumidor o achará.

Esse filme poderia ter sido descrito só como “filme de aventura”, porém adicionando palavras como francês/ dublado já ajuda a chegarmos ainda mais rápido no que procurávamos, e nos atrevemos a dizer que poderiam ter descrito ainda mais.  Veja nossa sugestão em vermelho:

Dvd – As Aventuras De Moliére ( Filme Francês /Ano do filme/ Dublado/Drama)

Lembre-se de falar sobre o produto ao qual está vendendo sempre com conteúdos ricos em detalhes. Isso faz toda diferença na tomada de decisão do consumidor, pois é muitas vezes essa a parte dos esclarecimentos. Veja abaixo:

Filme de aventura do Moliére.

Ofereça também outras opções de produtos relacionados a busca, logo o consumidor entenderá que você domina do assunto e pode ter boas sugestões para oferecer.


Como vimos em nosso artigo, construir um e-commerce de nicho é uma ótima opção para quem deseja alcançar o sucesso. Apesar de a internet possibilitar uma vasta oferta pelas empresas, concentrar as soluções em grupos específicos de público tem grandes vantagens, conforme mostramos. Por isso, atente-se para as dicas que fornecemos e faça um bom planejamento para  o seu negócio!

“Este texto faz parte de um exercício da disciplina de Arenas Digitais, cujo objetivo é exercitar o conceito de busca de cauda longa. Cada grupo buscou por um produto específico, escolheu a empresa mais bem posicionada nos resultados de busca e foi feita uma análise de seu e-commerce a partir dos princípios da Cauda Longa de Oferta, Preço e Busca.”

Alunas: Eloisa Gabriele e Jaqueline.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *