Por trás das cenas muitas vezes existem mais desafios do que imaginamos. Na hora de produzir fotos, por exemplo, além de um olhar criativo e crítico para os cliques dependemos também do clima, da luz, dos acessórios para foto, do próprio produto entre tantas outras variantes.
É sobre isso que viemos falar hoje, o que há por trás das cenas da Amorango.
Amorango é uma empresa familiar, constituída em sua essência pelo casal Rosa, mas claro que também recebem o auxílio de suas três filhas, em suma é uma microempresa. Além dos lindos produtos orgânicos, do capricho no cultivo e do sabor incomparável de seus produtos, por trás das cenas da Amorango existe uma família que se dedica a cuidar de outras e mudar a forma como são consumidas frutas e outros produtos orgânicos. Com muito amor e dedicação por trás dos holofotes das redes sociais brota uma utopia muito maior do que é possível por em um frame: mudar o mundo a partir de um singelo gesto extremamente importante: o cuidado.
O sítio da família localiza-se em Campo Alegre, em uma pequena comunidade há aproximadamente 10 km do centro da cidade, chamada Bateias. Além dos desafios com transporte para chegar até lá, é necessário atentar-se também para o clima, fator de grande importância na produção fotográfica dos produtos da marca. Outro detalhe muito significativo que não pode ficar de fora desta lista é o fato de estarmos falando de pessoas, que assim como qualquer outra além da agricultura tem muitos outros compromissos sociais com a família, amigos e parceiros, portanto é necessário alinhar a melhor data e horário para fazer uma visita, sempre prezando pelo bom senso. Outro fator crucial (que ninguém te conta) é que estamos falando de produtos orgânicos, sujeitos a safras em determinadas épocas do ano, infestações (mesmo tomando muito cuidado, a natureza é a natureza), condições climáticas e outras variáveis para uma plena colheita.
Esses são tópicos importantes mas não os únicos para a criação de conteúdos da marca.
Após todo esse processo inicial de criação de conteúdo base (fotos e vídeos) para criar as publicações, partimos então para algo mais conceitual. A partir de um mapeamento inicial de marca em mãos (feito anteriormente, antes mesmo de começar a produzir o conteúdo base) analisamos o tom da marca, público-alvo e mensagem principal a ser passada. Só então passamos para o próximo passo: definir pautas que sejam condizentes com o mapeamento e ideais da marca. Só então serão analisadas as possíveis pautas, colocadas em uma linha de raciocínio lógico e cronológico, confrontado novamente com o mapeamento, então aprovado ou enviado para novas alterações. Após aprovadas as pautas principais, definido frequência, datas e formatos é enviado um calendário editorial para o social media.
Essa parte do processo embora pareça ser fácil, não é. O Social Media ou Designer responsável pela criação de conteúdo, deve também seguir os parâmetros estabelecidos pelo mapeamento, usar de sua criatividade e bom senso para criar algo diferente, bonito e efetivo (que realmente passe a mensagem que deve passar), após a criação dos frames utilizados nas mídias o Social Media ou Designer deve enviar as artes para aprovação. Caso não seja aprovada a arte, ela volta para a mão do Designer para ajustes finais ou nova criação, caso seja aprovada a arte é enviada para o redator da marca. Esse também é um trabalho imprescindível, já que o redator precisa conseguir transmitir além da informação básica necessária, todo o conceito criado nas etapas anteriores (sim, muita responsabilidade). Após a criação dos textos, todos os arquivos (artes, fotos, textos) devem ser salvos em uma nuvem para que todos os integrantes da empresa possam ter acesso sem problemas.
Após todas essas etapas voltamos ao Social Media (ou responsável pelas postagens), que deve realizar os agendamentos e postagens definidos no calendário editorial. Também precisam prezar pelo bom desempenho das redes, como por exemplo: responder mensagens, compartilhar marcações, divulgar a marca e etc…
Após isso é feito uma análise de métricas básica para confrontar com os objetivos da marca, e caso necessário aprimorar processos e conteúdos.
Agora você pode entender um pouquinho melhor sobre como são as coisas por trás das cenas na Amorango.
Você pode compartilhar quais partes deste processo você já conhecia? E quais você gostaria de colocar em prática?
Obrigada por nos acompanhar até aqui, Amorango só pode ser Amorango com vocês!
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*TEXTO DESENVOLVIDO PARA DISCIPLINA DE MÍDIAS SOCIAIS*