Muitas vezes, as pessoas visualizam a publicidade e propaganda exclusivamente como uma forma de enaltecer as qualidades de um produto ou serviço, a fim de impulsionar as vendas e trazer um retorno imediato aos lucros da empresa. Entretanto, dentro do curso de Publicidade e Propaganda, isso é apenas uma das ferramentas estudadas.
Dentro do curso, os estudantes conhecem um universo muito maior que o da publicidade: o do marketing. E eu sei que pra muita gente pode parecer a mesma coisa, entretanto, apesar de serem complementares, são coisas diferentes. E é dentro do marketing onde os estudantes recebem as maiores capacitações quando seus objetivos envolvem abrir o próprio negócio. Isso porque empreender não se trata apenas de ter uma ideia no papel, mas sim de executá-la e batalhar para que ela prospere.
Seguindo essa linha de pensamento, o curso possui diversas disciplinas que abordam o conceito dos 4P’s do marketing. Este divide seus esforços basicamente em 4 frentes: praça, preço, produto e claro, promoção.
Este conceito possibilita a visualização do negócio de uma forma muito mais estratégica e ajuda a responder algumas perguntas essenciais que, muitas vezes, passam despercebidas pelos empreendedores de primeira viagem.
A maioria dos empreendedores não se prepara para essa grande aventura que é abrir o próprio negócio e entra no mercado sem saber responder dúvidas como:
- Quem é o público-alvo da minha empresa?
- Qual problema meu produto resolve?
- O que meu público valoriza no produto?
- Onde meu público está geograficamente?
- Que tipo de conteúdo meu público prefere?
- Como eu quero posicionar minha empresa na mente dos consumidores?
- Qual diferenciação quero construir com meu produto?
- Quais são meus principais concorrentes?
Pensando nisso, o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade IELUSC oferece uma grade curricular que conta com várias disciplinas com viés estratégico, sendo a principal a de Planejamento Estratégico. Nesta, o aluno aprende várias questões importantes para empreender, como:
- Análises externas que envolve fatores socioculturais, econômicos, político-legais e tecnológicos;
- Análises de microambiente que envolvem fornecedores, concorrentes e consumidores;
- Plano de pesquisa com consumidores;
- Análises de mercado, para identificar potenciais de mercado e demanda;
- Estratégias de marketing e comunicação;
- Estratégias de produto;
- Estratégias de comercialização;
- Entre outros.