O que vem a sua mente quando fala-se em produção de vídeos? Eu diria que um roteiro, mas qual a importância de um bom roteiro?
Aprender a fazer um bom planejamento de roteiro é a diferença para se fazer um com que um conteúdo seja mais interessante, isso sem contar que facilita o processo de gravação , além de guiar toda a trajetória do vídeo com letterings, falas, cenas, legendas, planos de câmera, etc.
Nos dias de hoje tudo é vídeo, principalmente com a chegada das mídias sociais, como Instagram e Youtube que facilitaram demais o compartilhamento destas mídias, contudo o nosso conteúdo precisa ser impecável para que chame atenção.
A forma com que será conduzida a produção do conteúdo é tão importante quanto os equipamentos utilizados. Por isso, um dos segredos para a produção de vídeos incríveis é ter um roteiro incrível.
-
O que é o roteiro
O roteiro nada mais que o planejamento do projeto de um vídeo, ou seja, deve acompanhar o projeto do início ao fim. Este é um documento que irá conter todas as informações do seu vídeo seja ele para qualquer finalidade, o mesmo deve conter tudo que será falado e mostrado em seu vídeo, desde a descrição do cenário e a determinação da ordem lógica, com início, meio e fim.
-
Para que serve um roteiro?
Após essa breve introdução ao roteiro, você ainda deve estar pensando “Por que eu iria escrever um roteiro para um vídeo no IGTV do Instagram?”. Bom, começando que em produção de conteúdo, seja ele em qualquer plataforma, deve ter um planejamento assim como falamos acima, o roteiro nada mais é que um planejamento de um vídeo. Este planejamento só ocorre quando um bom roteiro está em jogo, descrevendo passo a passo o trabalho a ser produzido.
Em seguida podemos dizer que o roteiro serve como um guia para a gravação. Imagina você esquecer sua fala ou como fazer aquela cena toda vez que for gravar, seria horrível.
Ou seja, você ganha muito tempo na hora da gravação e também edição. Quando você tem menos erros de gravação, a edição flui muito mais rápido.
-
Como funciona um roteiro
Quando você for escrever um roteiro, é necessário definir primeiro qual o objetivo/tema do seu vídeo, seu público alvo e o porquê do vídeo. Também precisa definir como será feito o seu conteúdo. Com esse pré planejamento e ideias definidas, você consegue criar um roteiro muito mais certeiro para a sua produção.
-
Algumas dicas para o roteiro
Descrições breves
Para começarmos de fato a criação do nosso roteiro, devemos começar a escrever brevemente as cenas, as falas e narrações que terão. Também pode já deixar a estrutura pronta, escrevendo onde deverá ser cortada cada parte do vídeo, por exemplo.
Planeje o cenário
Para ter um roteiro ainda mais completo, você deve pensar no seu cenário de gravação, mesmo que seja apenas um cenário. Em trocas de ambientes durante o vídeo é até melhor porque assim é possível descrever cada lugar que deverá ser filmado, o que deve ter nele, o que retirar, etc.
Sugestão de movimentos de cena
O roteiro te permite descrever como serão os movimentos de corpo feitos no vídeo. Também é possível acrescentar os movimentos da câmera, como: câmera fecha no produto x, câmera abre fazendo uma transição de plano americano para plano aberto, etc.
Fazer isso antes das gravações evitará que fique perdido no que fazer diante das câmeras.
Indicação de inserções
Outro fator muito importante que ajuda muito no roteiro é a descrição de elementos extras. Por exemplo, qual a foto do produto, trilha sonora, letterings, legendas, vinheta, etc.
Tudo que você pensou na produção do seu vídeo, pode ser descrito aqui porque isso irá facilitar muito na edição.
-
Tipos de roteiro
Existem diversos tipos de roteiro, dos roteiros Hollywoodianos até um simples roteiro em tópicos. Porém iremos tratar dos dois mais interessantes para quem produz conteúdo para internet.
-
Texto direto
O roteiro com texto direto nada mais é que você descrever tudo o que irá falar e fazer, sem acrescentar muitos elementos. Esse tipo de roteiro é perfeito para quem quer ensaiar bastante o texto antes de começar a gravação. Exemplo abaixo.
Foto: Hotmart
-
Técnico
Já o roteiro técnico é um pouco mais elaborado que o direto, pois nesse tipo de roteiro você descreve além de suas falas, detalhes do vídeo como o lettering, os cortes, descrição da cena, entre outros.
Esse tipo de roteiro pode ser uma boa opção se você tem um editor de vídeo. Porque ao mandar para ele o roteiro e a gravação ele já terá entendimento de tudo que precisará fazer, como onde ele deve cortar, onde entra a vinheta, etc.
(Foto: Blog Unicamp)
-
Gravação / Produção do vídeo
A etapa seguinte é com base no roteiro no qual conversamos anteriormente. As principais atividades a serem desenvolvidas são:
- escolha das datas e horários de gravação;
- escolha de cenários;
- escolha dos equipamentos e equipe;
- escolha das referências que serão seguidas;
- escolha dos apresentadores/locutores;
- levantamento de custos, despesas e investimentos (materiais, figurino, equipamentos etc.) necessários para concretizar o projeto.
OBS: Lembrando que tudo que foi citado acima pode ou não conter no seu roteiro.
Com base nessas informações, é possível realizar todo o processo de pesquisa e, definir em média qual será o orçamento e tempo necessário para que a produção siga em frente.
-
Formato/tipo de vídeo
Assim que você tiver todos os objetivos da produção de vídeo definidos, é a hora de escolher o melhor formato para o seu conteúdo, pois é a partir dele que você definirá o tom da locução, o tempo de duração, ritmo, a identidade visual e outros aspectos que darão “personalidade” ao projeto.
É importante ressaltar que a escolha do formato do vídeo deve sempre considerar o perfil dos consumidores que o assistirão. Sendo assim, é preciso que o conteúdo audiovisual se comunique muito bem utilizando uma linguagem que atraia o público-alvo.
-
Produção
Se você já tem o roteiro definido, o orçamento do projeto e sabe como colocá-lo em prática, então é a hora de pôr a mão na massa. Basicamente, esse é o momento que abrange todo o processo de gravação.
-
Edição (pós-produção)
Depois das etapas anteriores e gravação de todas as cenas e áudios que serão utilizados no vídeo, é hora de realizar uma das tarefas que mais demanda responsabilidade e tempo em todo o projeto: a edição. Esse é o processo que envolve selecionar apenas as melhores cenas e takes, organizando-os de modo que uma mensagem / storytelling seja transmitida ao espectador com coerência e clareza.
É muito importante que o editor de vídeo tenha experiência e discernimento para capturar a ideia do roteiro e transmiti-la no resultado final da edição. Porque é nesta etapa que são adicionados recursos como efeitos visuais, trilhas sonoras, locuções, artes gráficas e todo o conceito do diretor.
Para se fazer a edição é possível utilizar diversos programas desenvolvidos especificamente para isso. Por exemplo Adobe Premiere, Adobe After Effects, Vegas Pro, Final Cut X e muitos outros.
Somando o nível de responsabilidade que a edição de vídeo exige ao tempo que ela pode demandar, é muito comum que esse processo tome boa parte do tempo da produção.
Agora que você já leu todo nosso conteúdo sobre roteiro e gravação, que tal ir colocar em prática um pouco do que aprendeu em? Ou se quiser pode ficar mais um pouquinho e ler sobre outros assuntos em nosso blog. Vou deixar aqui embaixo alguns conteúdo que tenho certeza que você vai gostar.
Conteúdos sugeridos:
– As funções de um produtor audiovisual
– IGTV: O que é e o qual melhor tipo de conteúdo nesse formato?