Se você se prende a esta pergunta, este blog post foi preparado exatamente para você! Aqui vamos te ajudar a entender um pouquinho melhor sobre essas áreas.
Por mais parecidas que essas áreas possam parecer, elas não possuem o mesmo conceito e nem as mesmas características, mas se aplicadas em conjunto garantem resultados surpreendentes. Antes de apresentarmos as diferenças, conheça o que cada área faz.
O que é o Marketing?
Em poucas palavras, o marketing serve para localizarmos a dor e entregarmos a solução para nossos clientes, podemos considerar como um conjunto de estratégias que trazem como objetivo criar um valor para o público-alvo . Para isso, envolve atividades relacionadas à comunicação, comercialização, promoção e distribuição, possibilitando assim que as empresas estejam mais próximas aos clientes e ao mercado. Uma outra forma também de explicar o marketing é através dos 4ps, produto, preço, praça e promoção, mas isso podemos deixar para um próximo blog post.
O que é a Publicidade?
Considerada uma das principais ferramentas do marketing, a publicidade se faz presente para comunicar algo, seguindo as estratégias criadas pelo marketing, e principalmente, contribuir para atingir o público-alvo, seja por meio de qualquer rede, como anúncios e campanhas capazes de vender produtos, divulgar ideias ou trazer mais visibilidade para a marca.
Agora que você já conhece melhor sobre as áreas, que tal conhecer algumas das diferenças? Abaixo separamos alguns tópicos para entenderem melhor:
E para você não sair com dúvidas, trouxemos também um outro exemplo sobre as diferenças dessas áreas. Imagine o marketing como uma torta, essa torta é a estratégia, e a publicidade como uma das fatias dessa torta, o primeiro (torta) existe sem o segundo (fatia), mas a promoção não existe sem uma estratégia. É como se a publicidade só existisse com a presença e ação do marketing presente, já o marketing por si só não precisa da publicidade para existir.