Planejamento em Redes Sociais: como gerar resultados com meu conteúdo?

As redes sociais se tornaram grandes meios de propagar a sua voz para públicos que nunca imaginou alcançar, porém, para atingir esse objetivo, é necessário planejar, com calma, sobre como e de que forma sua voz será recebida por todos.
Elaboramos este conteúdo para você que quer sair na frente com um planejamento estratégico para impulsionar sua voz e conteúdo para as redes sociais.
Acompanhe o passo a passo desta matéria, ela irá te auxiliar a realizar um bom planejamento para as mídias sociais do início, apontando questões importantes à serem pensadas antes de postar, fazendo com que suas postagens tenham clareza e transpareça sua personalidade.

Por que fazer planejamento?

Além de possibilitar a expansão do seu conteúdo ao máximo, o planejamento também faz com que a pessoa que está gerenciando tenha um caminho organizado a ser traçado, facilitando a rotina e otimizando o tempo para focar em um bom conteúdo.

Adicionando essas ótimas utilidades acima, com uma frequência pré-estabelecida de postagens nas redes sociais, você pode começar a ter seguidores mais fiéis ao seu conteúdo, mas tenha calma!
O sucesso do planejamento não está no “sucesso” a curto prazo, mas, na capacidade de o profissional criar consistência nos seus conteúdos, falar sobre assuntos que gostam e ter uma visão a longo prazo.
Com essa resumida, separamos três tópicos que incluem as etapas necessárias para a elaboração de um planejamento eficiente.

 

Criando uma estratégia

Vamos te ajudar e entender o passo a passo de como realizar um planejamento estratégico, antes de postar e criar conteúdo e gerar resultados.

O primeiro passo é saber o que você tem em mente, o que você quer passar com os seus conteúdos e com suas contas: obter um objetivo.

Traçar um caminho

Qualquer estratégia precisa de um objetivo, um caminho a ser seguido, inclusive com as redes sociais.
Um erro grande das empresas é não focar em um objetivo, apenas inserindo conteúdos desnecessários para o interesse do público.

Para estabilizar esta busca por números satisfatórios, é necessário partir para o primeiro passo de um planejamento que é definir qual vai ser o foco das suas redes sociais.

Está é uma parte indispensável do processo que vai ajudar na leitura das métricas, que são dúvidas constantes para quem analisa. Isso será abordado na terceira parte deste fluxo.

Caso tenha dúvida sobre qual é o seu objetivo e está confuso ainda, vamos listar alguns exemplos para você ter noção das alternativas que podem ser escolhidas.

Esses são temas que podem te ajudar a ter um melhor entendimento do que você pode acabar empreendendo nas redes sociais.

Definindo KPI’s

Não se assuste pela sigla! Outro passo fundamental é escolher quais serão os indicadores de performance mais relevantes para o objetivo.

Os KPIs (Key Performance Indicators) nada mais são que as variáveis que você deverá acompanhar com constantemente para analisar o desenvolvimento do seu plano.

Tenha atenção, existem KPIs adequados para cada objetivo, e você deve escolher aqueles que mais condizem com o que você almeja para a marca. Alguns exemplos para objetivos, alguns bons indicadores podem ser:

                                                        Exemplo de como identificar os KPI’s certos para o objetivo.

 

Seguir as análises desses KPI’s é o que podem transformar o sua estratégia bem-sucedida ou não, e fará toda a diferença para seus conteúdos gerarem resultados.

Otimizando o seu perfil

Você tem uma identidade visual para a sua marca?

A sua descrição, bio e sobre dos perfis estão atualizadas, com links personalizados para gerar um melhor resultado que você busca?

 Garantir uma boa impressão das suas redes é primordial, a linguagem visual tem um grande impacto na decisão do seguidor.  Procure cores, fontes, layouts que contemplem suas ideias e conteúdo.

Depois de decidir esta parte primária, chegou a hora de passar para a segunda etapa deste processo de construção estratégica, já relacionada diretamente ao conteúdo.

 

Produzindo conteúdo

A partir da primeira etapa concluída, está na hora de pensar sobre como será produzido os conteúdos para suas redes.

Não esqueça os tamanhos de fotos para cada rede social, as metragens de cada postagem podem variar de acordo com cada plataforma.

Frequência nas redes sociais:

De acordo com a lista elaborada pela Sprout Social, no dia 13 de março de 2020, confira abaixo a média de postagens para perfis em cada uma das redes sociais.

De acordo com o Sprout, em primeiro lugar, no Facebook, o melhor momento para postar no Facebook para um engajamento ideal é na quarta-feira entre 11h e 12h.

 

No gráfico acima, é possível analisar que quarta-feira é o melhor dia de desempenho no geral, enquanto o domingo é o pior dia para o engajamento na plataforma.

No Instagram, a quarta-feira também é vencedora, junto com a sexta-feira às 10h.

 

O pior dia no Instagram? Domingo, igual ao Facebook.

Vale lembrar que essas tabelas e informações expostas são guias, mas não regras. Às vezes o seu engajamento funciona em horário contrários das estatísticas, confie no seu público.

Criando novas possibilidades

Com a criação do objetivo, agora é necessário criar os conteúdos certo? Uma ótima maneira de fazer isso de forma criativa e dinâmica é por meio de um brainstorm.

Chame seus amigos, colegas de trabalho e faça uma chuva de ideias para haver uma troca de ideia.
Utilizar referências é um bom caminho, mas lembre-s

 

e que ter uma referência não é significa copiar ou plagiar o trabalho dos outros, mas entender a dinâmica do trabalho para criar algo novo e diferente.

 

Calendário Editorial:

Com o desenvolvimento do brainstorm e compreendendo a sugestão de temas, agora vamos para a última etapa da produção de conteúdo: calendário editorial.

Não é nada difícil, a intenção é você conseguir organizar as tarefas diárias de uma forma mais visual, uma organização da programação das postagens nas redes sociais.

Uma das dicas é não encher o calendário editorial logo de início, tenha tempo para ver o que funciona e o que pode ser descartado, podendo ver nas métricas qual o tipo de postagem que gera mais engajamento.

Analisando resultados:

Essa última etapa do processo se torna a parte mais técnica, chegando o momento de analisar o que foi bem-sucedido e as postagens que devem ser revistas no planejamento. 

 

Revisando os números:

Alerte-se nesse momento, quando é para realizar um acompanhamento dos KPI’s, é importante compreender aonde você quer chegar com os KPI’s.

Esse momento de análise vai te ajudar a descobrir um pouco mais sobre como os seus conteúdos estão sendo engajados, alcançados e como sua página está no geral, como seguidores, horário para realizar realizar postagens e outras métricas.

É aconselhável fazer essa revisão dos números pelo menos uma vez a cada mês. Porém, estar em constante observação é totalmente viável.

 

Reajustando:

Essa é a parte onde você tem os seus resultados na mão, esse momento você aponta os pontos fortes e fracos do planejamento estratégico.

Com esses pontos, você é capaz de revisar em que momento não teve o sucesso que desejou, revise seus KPI’s, interligue as informações.

Mas tenha calma se o seu planejamento não ficou 100% no primeiro momento!

Tudo o que realizamos nas redes sociais está em constante mudança, aprenda a adaptar-se em cada plataforma, entendo o que o seu público deseja ler e ouvir.

Planeje, incentive, conscientize, produza sua vontade!

Após mostrar um pouco da teoria de como pode ser realizado um planejamento, você já pode começar o seu!

Mas tenha a consciência que estratégia não é igual estatística, não é porque você realizou um planejamento estratégico que seus resultados vão estar 100% de acordo com suas expectativas.

Procure pensar em realizar uma conquista de seguidores, influência de forma orgânica (sem postagem paga)!

 

Use sua criatividade e vontade de propagar sua voz para milhares de pessoas.

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