Check list: ferramentas que podem ajudar em seu negócio.

Atualmente muitas empresas não possuem um budget alto para investir em ações de comunicação e impulsionamento de vendas. Por isso listamos as principais ferramentas com baixo custo e de fácil acesso que podem ajudar na comunicação da sua empresa.

Vamos começar a lista de ferramentas de mídia online:

1.1 Facebook:

Ao incluir essa mídia na sua estratégia, você conseguirá gerar maior repercussão para os conteúdos produzidos pela sua empresa, sejam eles posts ou anúncios.

-Facebook ADS:  é utilizado para captura de leads, reconhecimento de marca, alcance de pessoas, tráfego (direcionar para alguma landing page), envolvimento, instalação de aplicativo, visualização de vídeo, mesangens ou venda de catálogos de produtos.

 

1.2 Instagram:

Com forte apelo às imagens, o instagram perde apenas para o Facebook em números de usuários, são 300 milhões. Os tipos de conteúdos que rendem mais engajamento, são: vídeos, imagens chamativas, e fotos bem produzidas.

 

 

1.3 LinkedIn:

Anúncios de produtos/serviços e também a construção de audiência são feitos a partir das “Company Pages” (páginas onde as empresas têm a oportunidade de se comunicar diretamente com o seu público alvo).

Esses perfis de empresas podem fazer as chamadas showcase pages, onde cada a marca pode se apresentar como candidata a contratante.

 

 

1.4 Youtube:

 

O YouTube é a rede social favorita entre os brasileiros e a segunda fonte de pesquisas das pessoas, perdendo apenas para o Google. A rede que pegou Hollywood de surpresa veio para informar, entreter, educar e revolucionar a produção e veiculação audiovisual no mundo. Essa plataforma que possui um alcance mundial, não apenas oferece uma estratégia de disseminação econômica, mas seu alcance é muito mais abrangente do que as redes de televisão e a cabo comuns.

 

 

1.5 Google Shopping:

 

Em meio à concorrência acirrada, os anúncios do Google Shopping são considerados essenciais para o envolvimento do consumidor nos estágios iniciais da jornada de compra, quando efetuam pesquisas genéricas relacionadas ao produto.

 

 

1.6 Google ADS:

 

É a plataforma online de publicidade do Google. No Google ADS as empresas podem anunciar seus produtos e serviços e serem encontradas por palavras chaves buscadas pelos usuários.

 

1.7 Marketplace:

É o local onde vendedores oferecem seus produtos para compradores em potencial. Têm como principal vantagem a audiência que, além de numerosa,é qualificada.

 

1.8 E-mail marketing:

Se usada de forma estratégica, as campanhas com essa ferramenta podem render excelentes resultados. Afinal, falamos da possibilidade de estabelecer uma comunicação direta com o consumidor.

 

1.9 Influenciadores digitais:

 

Seu foco principal é influenciar as pessoas positivamente sobre algum produto. Os influenciadores são reconhecidos pela produção de conteúdo.

 

 

1.10 Revistas eletrônicas/e-book :

 

São materiais mais completos sobre algum tema específico. É um livro online, muito utilizado como moeda de troca para captação de contatos.

 

 

1.11 Blog post:

Muito utilizado em estratégias de marketing de conteúdo, os blogs post trazem informações sobre algum tema. Seu objetivo é educar o mercado em que a empresa está inserida, geralmente com intuito comercial.

 

 

 

 

Agora seguimos com opções de mídia off (externa). Nelas o custo não chegam a ser tão baixo quanto os da mídia online, mas permanece sendo acessível para o maior público:

 

2.1 Pôsteres e banners:

São materiais gráficos impressos de tamanhos variados, que podem ser impressos, são veiculados com intuito comercial.  A diferença entre eles são: banners.

2.2 Busdoor / backbus: mídia na traseira de ônibus:

Permitem veicular imagens para um grande público

2.3 Telas digitais:

Permitem mensagens animadas e economizam papel

 

2.4 Frontlight:

Anúncios com estrutura de iluminação frontal, boa para a noite:

2.5 Backlight:

Estrutura de iluminação atrás do anúncio, impresso em material translúcido

2.6 Painéis interativos:

Utilizam sensores de movimento ou painéis sensíveis para responder às ações do público.

2.7 Relógios (temperatura):

Propaganda em relógios de rua que mostram temperaturas. Muito utilizada em centros urbanos.

 

2.8 Testeira: 

Trata-se de uma estratégia de divulgação aplicada em gôndolas, muitas vezes usadas em supermercados. Apesar de bastante utilizada, pouco ainda se fala desse eficiente elemento de comunicação visual que auxilia, principalmente, na sinalização e divulgação de produtos.

2.9 Topo de prédio:

Propagandas em topos de edifícios. Ideal para centros urbanos.

2.10 Empena:

As empenas são grandes estruturas para a veiculação de propagandas em paredes cegas (paredes sem janelas) de edifícios.  Geralmente em formato vertical. Em algumas cidades as empenas são proibidas para não aumentar a poluição visual

2.11 Totens:

Original das tradições indígenas americanas, o totem publicitário continua com o mesmo objetivo: demarcar território, (e claro, divulgar a marca ou produto).

2.12 Blimp:

A maior flexibilidade de meios de exposição, tais como: ambientes fechados em lojas, shopping centers e exposições ao ar livre. No ar, como balões e na água como bóias. Melhor relação custo-benefício, já que as mídias podem ser mudadas de local, reutilizáveis, a prova d´agua e de fácil manutenção e armazenagem.

 

2.13 Roof Top

 Balão inflável promocional de grande impacto visual e possui um excelente custo-benefício. É inflável é compacto e bem utilizado como sinalizadores e chama atenção em diferentes segmentos.

 

Portanto,  é importante questões essenciais antes de iniciar a campanha em qualquer mídia: 

  • Definir claramente o posicionamento da empresa perante o público;
  • Analisar e segmentar o seu consumidor;
  • Descobrir quais tipos de mídias ele consome;
  • Descobrir quais os melhores tipos de conteúdos para o público alvo;
  • Monitorar resultados;
  • Estabelecer objetivos e investimentos acessíveis;
  • Planejar campanhas com cross de mídias para obter melhores resultados.

 

Post feito pelas alunas: Anara Matos, Laisla Parise e Téssera Toledo na disciplina de Produção Digital.

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