5 apps (grátis) para melhorar seus estudos

Todo estudante – seja de Ensino Médio ou faculdade – quer melhorar a maneira como estuda para conseguir melhores resultados e otimizar seu tempo. Para ajudar nessa missão, aqui estão 5 aplicativos gratuitos, para aprimorar planejamento, organização, concentração e produtividade.

Notion

(Android/IOS/Windows/Mac)

O primeiro app da lista é o notion. Ele é um aplicativo intuitivo, versátil e muito personalizável.

Você pode utilizá-lo para:

  • Anotação
  • Texto
  • Lista de tarefas
  • Cronograma
  • Agenda
  • Banco de dados
  • Salvar fotos e vídeos

Essas são só algumas funções, tudo de maneira simples e rápida. Além disso, todo o progresso é sincronizado entre seu celular e seu computador. E caso não queria perder tempo editando cada detalhe, você pode simplesmente usar os templates disponíveis, cada qual com um objetivo. O aplicativo é tão funcional que este próprio post, por exemplo, foi desenvolvido no Notion.

Focus To-Do

(Android/IOS/Windows/Mac)

O Focus To-Do é um aplicativo baseado na Técnica Pomodoro, que consiste no seguinte:

  • Focar completamente numa atividade por 25 minutos
  • Depois, realizar uma pausa de 5 minutos (durante a pausa você está livre para fazer qualquer coisa)
  • A cada quatro ciclos de 25 minutos, você faz uma pausa maior de 15 a 30 minutos.

O objetivo da técnica é evitar a procrastinação, manter a concentração e aumentar a produtividade. Mas onde entra o aplicativo? O Focus To-Do é um cronômetro para te auxiliar a contar esses ciclos de tempo. O app também apresenta estatísticas sobre o seu desempenho e oferece opção de adicionar tarefas e lembretes. Além de uma plantinha, que cresce conforme você se concentra nos estudos.

Habitica

(Android/IOS/Windows/Mac)

O habitica é para aqueles que precisam de uma motivação a mais para estudar ou querem deixar seus afazeres mais interessantes. Pois com este app, você pode transformar sua rotina num game. Basta adicionar seus hábitos (bons e ruins), objetivos diários e atividades para fazer.

Quando você realiza algo positivo, ganha pontos de experiência e moedas. Quando realiza algo negativo, perde pontos de vida. Você pode evoluir seu personagem, comprar itens, fazer missões, lutar batalhas, entrar em grupos com outros jogadores e muito mais.

Mas tudo isso, depende do seu desempenho na sua rotina, e por que não, nos estudos. Parece bobo, mas a dinâmica é interessante e você pode atingir grandes progressos no jogo e também na vida.

NeuroNation

(Android/IOS/Windows/Mac)

Você sente dificuldades com sua memória, atenção, raciocínio lógico ou velocidade de pensamento? O NeuroNation promete ajudar em tudo isso, com simples minigames que você pode jogar quando quiser, além de exercícios para relaxar e refrescar sua mente.

É possível acompanhar sua avaliação para compreender a evolução ao longo do tempo. E mesmo que você não tenha grandes dificuldades nesses campos, exercitar o cérebro é sempre muito importante e permite obter melhores resultados nas mais diversas áreas.

Pocket

(Android/IOS/Windows/Mac)

O último app da lista é o Pocket. Ele permite salvar conteúdo de qualquer lugar para ler quando quiser – até mesmo offline. O processo é rápido e fácil. Pelo celular, basta clicar no ícone de compartilhamento da página/arquivo e selecionar a opção salvar no Pocket. No computador, é necessário apenas baixar a extensão do Pocket para navegador e com um clique adicionar qualquer página para sua lista.

Tudo integrado entre as plataformas, adicionando todos os itens à mesma conta. Assim será possível listar artigos, vídeos e matérias úteis para seu estudo em um único canal. Além disso, existe a opção de navegar por conteúdos dentro do próprio aplicativo.

 

Todos estes apps estão disponíveis grátis para Android, IOS, Windows e Mac. Entretanto, alguns possuem certas funcionalidades pagas – nada que prejudique a experiência gratuita. Estes 5 aplicativos tem ainda mais funções além das apresentadas aqui, então vale a pena checar. Mas lembre-se, não existe solução mágica para os estudos. Os aplicativos podem te auxiliar, mas no fim das contas, é você que precisa colocar a mão na massa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *