Publicidade e Propaganda ou Jornalismo?

Publicidade e Propaganda ou Jornalismo?

Descubra qual escolher de acordo com seus interesses

Os cursos de Comunicação Social atraem pessoas dinâmicas e versáteis, pois oferecem diversos tipos de habilitação e possibilidades de trabalho nas mais variadas áreas de atuação. Contudo, apesar de pertencerem à mesma área e terem algumas matérias em comum, as faculdades de Publicidade e Propaganda e Jornalismo são bem diferentes entre si.

Está em dúvida entre essas carreiras? Leia o resto deste post para descobrir com qual dos cursos você mais se identifica.

A Publicidade e Propaganda é uma parte da Comunicação aplicada ao objetivo de promover e até gerenciar a imagem de um produto, serviço ou marca. O publicitário atua desenvolvendo planejamentos, criando peças e campanhas criativas, analisando resultados e resolvendo problemas de comunicação.

Um publicitário pode trabalhar nas mais diversas áreas, entre elas:

  • Atendimento;
  • Planejamento;
  • Mídias
  • Design;
  • Criação e redação de peças publicitárias;
  • Gestão de redes sociais.
  • Consultoria de marketing
  • Planejamento de eventos

Muitos acreditam que a característica mais valorizada no ramo de publicidade é a criatividade, mas isso não é verdade. É claro que é uma habilidade muito importante  não só na criação, como também nas demais áreas. Mas a publicidade não atrai apenas mentes criativa; pessoas que tendem a ser mais analíticas podem ser ótimas profissionais de atendimento, planejamento, mídias e análise de dados. Além disso, como o trabalho de um publicitário costuma ser sempre feito em equipe, é importantíssimo saber ouvir, ser flexível e saber lidar com as pessoas.  

Enquanto isso, o Jornalismo é focado na investigação e comunicação de fatos. Sendo papel do jornalista zelar pelo direito à informação e entender o impacto que ela tem na vida das pessoas. Seu trabalho vai além de produzir e divulgar notícias e entrevistas, ele deve também levantar discussões de relevância para a sociedade.

Por isso, o jornalista deve ser um profissional curioso e observador, que consegue se comunicar de forma clara tanto ao falar, quanto ao escrever e que tenha facilidade para lidar com pessoas. Além disso, com as diversas transformações que a área vem passando por conta da popularização das mídias sociais e do acesso a internet, é fundamental gostar bastante de realizar pesquisas e estar antenado às novas tecnologias e formatos de conteúdo.

Entre as possíveis funções de um jornalista estão:

  • Reportagem;
  • Fotografia documental e fotojornalismo;
  • Cinegrafia e produção audiovisual;
  • Assessoria de comunicação;
  • Redação jornalística
  • Criação de conteúdo.

O que se estuda em Jornalismo e em Publicidade?

Na Faculdade IELUSC os cursos da área de comunicação compartilham algumas matérias em comum, mas na prática Publicidade e Jornalismo têm enfoques diferentes nessas disciplinas.

Para conhecer a grade curricular de ambos os cursos clique nos links abaixo:

Conheça o curso de Publicidade e Propaganda na Faculdade IELUSC

Conheça o curso de Jornalismo na Faculdade IELUSC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *