Com o decorrer dos últimos 25 anos, as agências de publicidade e os veículos de comunicação assistiram a ascensão das novas tecnologias e do mundo com a internet. Cartas foram substituídas por e-mails, álbuns de fotos estão agora na nuvem, e as redes sociais tornaram-se essenciais. Nesse sentido, não era mais viável continuar seguindo o modelo tradicional de comunicação e foi necessário inovar, abraçando tais tecnologias, tendo que adaptar suas campanhas para estes novos canais.
Neste artigo mostrarei o que é uma agência digital. Explicarei o que fazem, quais são as maiores agências do país e darei dicas de ferramentas que elas usam para você aplicar em sua empresa.
O que é uma agência digital?
Uma agência digital é especialista em desenvolvimento de interfaces de comunicação e de marketing para dentro do ambiente online. Tais agências são formadas por profissionais de diferente áreas, parecendo muito com o modelo tradicional ainda, tendo designers e diretores de arte, redatores, planners, entre outros… mas com o surgimento das redes sociais como o Orkut, Facebook, Instagram, WhatsApp e outras formas de entretenimento, tais sites fizeram com que as pessoas deixassem a televisão e o rádio de lado e fossem para as telas dos computadores, tablets e smartphones assistir séries, postar foto bronzeado na praia com um emoji de sol como legenda, e jogar Mini Fazenda no falecido Orkut. E graças às redes sociais, os social medias nasceram.
O profissional de social media gerencia a rede social do cliente, trabalhando lado a lado com o planejamento e com a redação. Todos gostam de postar uma foto no seu Instagram pegando um sol com uma legenda de emoji, mas não pense que é fácil assim. Além de planejar o conteúdo para esse meio, o profissional precisa ter um perfil analítico para entender os dados da plataforma e levar insights para as equipes, buscando impulsionar o conteúdo certo, no momento certo, para atingir seu público alvo em um determinado canal.
O que essas agências fazem?
As agências digitais focam em criar conteúdos para os canais digitais do cliente, pensando em blogs para a empresa contratante, conteúdos para as redes sociais e até um site novo para a instituição. Os redatores dessas agências usam do famoso Inbound de Marketing para atrair clientes, criando uma jornada do consumidor focada em atingi-los em diferentes pontos. Essa estratégia têm uma grande variedade de formatos para a atração e retenção dos consumidores, onde a maioria vem das Landing Pages com formulários para a pessoa baixar um e-book sobre algo que desperte o interesse no produto do seu cliente, algum webinar passado que a empresa fez e infográficos com dados. Em resumo, essa estratégia tem em mente a criação de um relacionamento e a qualificação dos leads (pessoa que demonstrou interesse no produto oferecido pela empresa, preenchendo os formulários das Landing Pages), através de conteúdos explicativos que os ajudam a resolver um determinado problema.
Além de tudo isso, existe ainda a parte de levantamento e análise de todos os dados obtidos através dessas campanhas, o repasse dessas análises, a apresentação de resultados, a extração dos insights para os próximos conteúdos a serem criados, tudo isso contando com o SEO para aumentar ainda mais o tráfego no site ou página nas redes sociais do cliente, gerando assim mais volume de leads e clientes qualificados para a empresa. Então, dentre todas as possibilidades de veiculação que existem hoje, é importante ter em mente a criação de um planejamento estratégico, para depois iniciar a criação de conteúdo.
As melhores agências digitais do país
A RD Station, uma das principais plataformas de automação de marketing do Brasil, premia em seu evento RD Summit (um dos eventos brasileiros de marketing digital mais importantes do ano) as agências que mais se destacaram naquele ano, olhando para o ranqueamento dentro da plataforma da empresa: SILVER, GOLD, PLATINUM E DIAMANTE. Em 2019, as agências platinum e diamante que ganharam na categoria “Entrega de Sucesso” (categoria que premia as agências que estabelecem estrategicamente uma jornada de evolução focada em resultados reais) foram:
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- Agência 110
- Agência Cupola
- Agência Mestre
- Surfe Digital
- Conexorama
- Dialetto
- DNA De Vendas
- Duo Studio
- Goomark
- Like Marketing
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Ferramentas que as agências digitais usam
Como eles se organizam no meio disso tudo? Como funciona o Inboud Marketing na prática? Como eles sobem todo o conteúdo para as páginas oficias da marca nas redes sociais? Bora lá ver!
RD Station
Como apresentado anteriormente, o RD Station é uma ótima opção para automação de marketing e Inbound. A plataforma é muito completa e oferece controle e edição de Landing Pages, E-mail Marketing, possui otimização de SEO e B.I para o cliente, postagem em redes sociais e muito mais. Porém, a ferramenta é paga.
MLabs
Uma opção para fazer a programação e publicação de postagens para as redes sociais é o MLabs. A plataforma possui integração com o Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e muito mais, além de ter um inbox onde é possível responder aos DMs recebidos nos perfis pela própria plataforma deles — essa ferramenta também é paga, mas tem um período de teste grátis, então não perca a oportunidade.
Bônus: Facebook Text Overlay
Um bônus: quando vamos impulsionar uma publicação no Instagram ou Facebook, temos uma porcentagem limite de 20% de texto que é permitida na imagem, caso passe disso a publicação não será entregue de maneira correta. Para vermos se a imagem passa ou não desses 20% limites, usamos o Facebook Text Overlay. A ferramenta indica como OK a publicação que veicula normalmente; Baixo, a imagem que terá a performance um pouco abaixo do normal; Médio a publicação com um alcance muito baixo; Alto a arte que nem será veiculada. Então preste muita atenção nisso e sempre passe essas publicações na ferramenta ANTES de impulsioná-las!
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