Nos dias de hoje não há como fugir das redes sociais. Há até quem diga que se uma pessoa ou um negócio não está nas redes sociais, ele não existe. Apesar de toda essa proximidade e familiaridade como plataformas digitais / sociais, a maior parte de nossas interações partem do instinto, da “sinta”, ou no máximo de uma observação aqui e ali. Pode ser que funcione, mas pode ser que não, por via das dúvidas trouxemos algumas dicas e dados para ajudar a tirar o máximo de proveito no seu trabalho.
Um conteúdo para cada público!
Muitas marcas pecam se tratando de conteúdo que postam. Tentam atirar para todo lado, interagir com todos os públicos, aproveitar toda e qualquer situação. Esse esforço sem direção acaba em posts desinteressantes, pouco engajamento, e uma identidade de marca fragmentada e desinteressante.
As maiores redes sociais contam também com algoritmos complexos e que recentemente foram calibrados para a “autenticidade” e “interação significativa”, segundo os engenheiros próprios e porta-vozes do grupo Facebook. Com isso, o spam de posts de conteúdo raso e desinteressante acaba não sendo vantajoso – mais vale um a dois posts por dia que as pessoas achem interessante e interajam, faça que 5 posts ao dia que sejam apenas “mais do mesmo”.
Se você ainda tem dúvidas, veja esse estudo feito pela Hubspot.
O Hubspot analisou mais de 13.500 clientes e alguns dados interessantes com isso. Ao que parece, os algoritmos funcionam diferente para quem tem mais de 10.000 seguidores e pra quem tem menos. Para quem tem mais, a quantidade pode até dar vantagem certa em relação ao algoritmo, mas se a qualidade de seu conteúdo para sofrer em prol da quantidade, mesmo que o alcance seja bom, não terá tanto resultado quanto poucos posts de boa qualidade e conteúdo relevante. Para quem tem menos, a quantidade impacta diretamente, porém de forma negativa. Publicar muitos posts significa que cada post alcançará menos pessoas, então mesmo que publique dois posts muito bons e 3 posts desinteressantes, todos os 5 posts atingir seu alcance limitado, e assim o potencial deles cairá também.
A dica, portanto, é semelhante à anterior no quesito de que qualidade importa mais do que quantidade, e para marcas menores isso é ainda mais importante.
Com o conteúdo pronto, é só postar?
Agora que você já tem uma noção do que postar, a questão é: como posto isso? A resposta não é exata, mas uma boa maneira de entender qual a melhor maneira postar seu conteúdo é observando seus resultados anteriores, ou analisando concorrente e competidores do seu setor. Veja de que maneira eles cortam a mensagem que querem passar. Se seu produto é alimentício, faz muito mais sentido usar imagens dos produtos e uma legenda mais simples, descrevendo o prato e a promoção caso necessário. Se seu produto é algo mais tecnológico, uma boa foto ainda é importante, mas é indispensável falar das qualidades do produto, como por exemplo especificações técnicas e que ele é capaz de fazer. Isso pode ser percebido, por exemplo, nas postagens recorrentes da marca Sansung.
É necessário observar as sociais mecânicas e o público de cada plataforma também. Caso queira comunicar no Instagram, por exemplo, imagens e histórias são muito mais persuasivos do que textos longos. Sem Facebook, pois as imagens ainda são importantes, mas uma boa descrição pode ser a peça chave. Cada plataforma tem suas peculiaridades e diferenças, que não permite apenas que coexistam mas que se complementam. Aprenda a observar essas peculiaridades e usar-como a seu favor.
E com isso …
Se você trabalha em alguma agência e precisa monitorar vários perfis de clientes diferentes em diversas redes sociais, o nosso post pode ser a salvação do seu dia!
Além de ter a certeza de que você irá conseguir cumprir todo o cronograma de horas sem deixar nada escapar, bem como poder se dedicar totalmente a outras questões que precisam de um pouco mais da sua atenção e conhecimento.
Em tempos de algoritmos que dificultam nosso alcance aos clientes, conhecê-los melhor é essencial, pois é através desse conhecimento que se pode obter um alcance maior quando o assunto para o que e como postar.
O contato com e o conhecimento sobre o cliente sempre é e sempre será a peça chave de uma boa ação, pois quanto mais contato, mais assertividade teremos em relação ao que ele deseja.
E aí? Que tal começar a colocar essas dicas em prática?
Não sabe ainda aonde e quando vai postar? Então não perde tempo e corre para o nosso post sobre: Onde e Quando Postar?