10 coisas que você vai aprender na faculdade de jornalismo

Jovens de ensino médio vivem a expectativa de escolherem um curso para seguirem carreira no mercado de trabalho.  Assim, diversas dúvidas surgem nas mentes deles, porque gostam de várias profissões e se consideram aptos para trabalharem em muitas áreas.  Ou, não se auto conhecem suficientemente e assim necessitam pesquisar a fundo sobre profissões para investirem no próprio futuro.  O objetivo deste texto é mostrar as virtudes de fazer Jornalismo e quem sabe, te convencer a desfrutar dessa profissão que muda o mundo. 

Ao escolher um curso de comunicação, é fundamental que a pessoa esteja disposta a transformar-se.  Quando inicia-se em uma faculdade que prepara Jornalistas, como por exemplo a do Ielusc, você aprenderá várias coisas, que serão resumidas em 10 tópicos a seguir:

 

  • Escrever bem

É fundamental buscar melhorar o seu texto.  No começo da faculdade, todos descobrem que não eram bons o suficiente na escrita.  Busque então ler várias notícias e reportagens para desenvolver-se como jornalista.

 

                              

  • Lead perfeito

É o início de tudo.  O momento em que cria-se uma sinopse sobre o que será lido no texto. Consiste em responder perguntas que tenham “Quem, o quê, onde, como, quando e por quê?”.

 

                                  

                                                                   Imagem retirada da Academia do Jornalista

 

  • Lutar pelo povo

Os jornalistas têm o dever de contar histórias, mostrando as diferentes realidades de uma sociedade. Eles precisam estar cientes que trabalham para o povo. Por isso é importante mostrar as desigualdades sociais, denunciar possíveis irregularidades de alguma gestão e assim ajudar a mudar o mundo.

 

                                                 

                                      Imagem de autor desconhecido que valoriza jornalistas como se fossem heróis

                                                                                         

 

  • A importância do trabalho em equipe

 Quando se trabalha com comunicação, há um trabalho de equipe muito forte, em vários setores.  A faculdade que possui um curso de Jornalismo deve ajudar a preparar os acadêmicos para trabalharem com tv, rádio ou em uma redação, proporcionando atividades em grupo, algo comum no Ielusc.

 

                             

                                                  Foto arte de autor não identificado que mostra o trabalho coletivo

 

  • Comprometimento com a verdade

No Jornalismo e em quaisquer profissões, existem códigos de ética.  Uma das regras fundamentais a serem obedecidas é a de contar histórias de forma original, utilizando nos textos o que exatamente as fontes disseram, sem invenções e ou distorções.  A verdade.

                 

                                               Antigo programa de TV que destaca a importância de falar a verdade

      

  • Ouvir fontes que pensem diferente

Quando se trabalha com comunicação, é fundamental lembrar que por mais que tenhamos preferências ideológicas na política ou religião e até mesmo gostos por certos times de futebol, devemos ouvir vários lados, ou seja, visões diferentes, de várias pessoas.  Assim agregará mais qualidade ao conteúdo jornalístico.

                  

              

                                  Foto arte de autor não encontrado que mostra jornalista entrevistando várias fontes

 

  • Preparar a voz

A voz é um dos principais instrumentos de trabalho de um comunicador. Por isso é importante investir nela, mantendo-se hidratado com água.  Bebidas quentes como achocolatado e café prejudicam a voz.  Também é interessante fazer consultas com fonoaudiólogas, para melhorar a dicção das palavras e atingir o auge da fala.

 

                                    

                                                    Foto arte de pessoa de hidratando tirada da Revista Abrale

 

  • Aprender outras línguas

Jornalistas vivem contando histórias. Por isso, é importante dominar outros idiomas, para que assim aumente o leque de opções de entrevistados (fontes).

 

                               

                                             Foto tirada do Canal de Ensino, ela que representa a variedade de idiomas

 

  • Ler bastante

Para ser um bom comunicador, é fundamental a leitura sobre vários temas, seja de âmbitos sociais, geográficos, históricos e é claro, da língua portuguesa. Ler muito ajuda a melhorar o vocabulário e consequentemente a escrita.

 

                                

                                                            Foto de pessoa que lê bastante tirada da Folha Online

 

  •  Não fazer julgamentos

A faculdade de Jornalismo ensina a ser cauteloso na hora de fazer comentários impactantes.  Os acadêmicos aprendem a esperar para julgar alguém, de acordo com as decisões jurídicas, para não se arrependerem depois ou serem processados por uma pessoa que ainda não foi condenada..  

 

                                                                Foto mostrando que não é certo julgar os outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *