Lista: 07 coisas que um jornalista faz além de trabalhar na TV

Quando pensamos no mercado de trabalho para um jornalista, antes de uma formação, imaginamos que os padrões estabelecidos estão apenas naquilo que vemos nas quatro telinhas, o repórter ou apresentador de Televisão. Para desmistificar este “padrão” falso estabelecido, trouxemos aqui uma lista de 07 coisas que você pode fazer ao se tornar um jornalista. 

1.Redator

Morando em uma cidade como Joinville, em que as indústrias e empresas ganham tanta força, a função de redator se torna essencial na região. Na maioria das equipes de marketing, existe o redator, cargo ocupado por um jornalista, que envolve a elaboração de títulos, textos diversos e roteiros, que transforme um conceito idealizado em algo mais concreto para o consumo. O profissional é responsável por boa parte do discurso apresentado nas peças publicitárias, seguindo a temática determinada para a campanha.

2. Assessor de comunicação/imprensa

Assessoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa, apesar de seres dois termos bem semelhantes, têm atividades diferentes dentro de agências e organizações. A assessoria de comunicação trabalha com a equipe de marketing, e administra a divulgação de informação entre um cliente, produto, empresa e o público. A assessoria de imprensa necessita estar sempre em contato com os veículos de comunicação, a qual presta informações relevantes a serem compartilhadas de tal empresa, instituição, artista, entre outros.

O cargo de Assessor de comunicação tem a principal função de divulgar conteúdos que envolvem a empresa em que trabalha para outros meios de comunicação, que se interessem em reproduzir aquele mesmo conteúdo, gerando assim, interesse na marca. Geralmente quando se trata de artistas, o assessor de imprensa tem o objetivo de deixar os veículos atualizados de todas as informações necessárias e verdadeiras sobre tudo que acontece. Ambas desenvolvem um papel fundamental, que vai além de apenas cuidar da imagem do cliente ou produto específico.

3. Empreendedor

Muitos veículos de notícias surgiram dos sonhos empreendedores de pequenos jornalistas. Com a facilidade da criação de sites e páginas nas redes sociais, basta estudar o seu público e colocar a mão na massa. As possibilidades são diversas, desde criar um novo veículo de notícias, até uma nova empresa de assessoria de comunicação, que poderá auxiliar diversos negócios da região. A comunicação é a central de tudo hoje em dia, então basta colocar a criatividade em ação, e começar a inovar.

Após criar a sua marca, procure empresas apoiadoras ou parcerias, que irá crescer gradativamente. Influenciador Digital também se torna empreendedor, a partir do momento em que se dedica a produzir conteúdos para suas redes sociais, que envolvem o jornalismo (informação), e buscar parcerias para crescer. 

4. Influencer 

Muitos jornalistas formados ganham credibilidade em suas redes sociais pelo que pregam, e buscam representatividade e explicações ao seu público de tais informações. Existem diversos jornalistas que tornaram a profissão de Influenciador Digital como seu único trabalho, ao produzir conteúdos exclusivos que transmitem informação de uma forma clara e diferente, a qual chega a uma rede ampla de pessoas. Com isso, conseguem parcerias e publicidades, assim como grandes marcas. 

5. Radialista

Assim como na Televisão, nas rádios também existe os repórteres e apresentadores. Muitos não são formados jornalistas, mas a maioria busca por aqueles que têm a graduação. Os radialistas têm o objetivo de informar aos ouvintes as notícias factuais e atemporais, bem produzidas e detalhadas, afinal, o ouvinte terá que imaginar a informação ao escutar a voz do locutor. Porém, nos estúdios de rádio, a palavra multifunções nunca fez tanto sentido, em que o repórter apresenta, edita vídeos, produz conteúdo para as redes sociais, e inclusive, é operador de áudio. 

6. Editor de Vídeo/Foto

Não é uma profissão que somente jornalistas ocupam, porém, também podemos alcançar esta categoria que lucra muito em diversos ramos do mercado de trabalho, em um mundo onde todos buscam por aparecer cada vez mais. Como não é necessário a graduação de jornalismo para ser um editor, precisamos mostrar o nosso diferencial, o feeling das imagens.

Ao cursar jornalismo, aprendemos quando uma imagem é boa ou como fazemos ela ficar boa para acrescentar na imagem da matéria, ou até mesmo vender uma marca. Na edição de vídeo, entendemos o momento exato da necessidade do corte seco, efeitos, trilhas, e impacto para o telespectador em trechos específicos. Afinal, temos três semestres de televisão e mais dois de cinema, além dos seis meses de fotojornalismo. 

7. Repórter independente 

Se você não busca padrões e gosta de se aventurar sozinho, então talvez o repórter independente seja a sua profissão. Esta profissão te torna livre dos chefes de redação. Pode fazer coberturas de investigações, viagens, histórias da comunidade, entre outros. Basta conhecer o nicho em que mais deseja escrever, e produzir conteúdos exclusivos. Após isso, vender o seu trabalho para os veículos de comunicação diversos, que irão se identificar com o seu trabalho e firmar parcerias. Não será fácil, mas o começo nunca é fácil em qualquer caminho que deseja seguir.

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