O que vou aprender no curso de Jornalismo?

O jornalismo é uma das áreas mais diversificadas no mercado de trabalho, afinal, são os jornalistas que são responsáveis por cobrir acontecimentos do mundo tudo e sobre tudo. Por isso, o curso de jornalismo segue a mesma tendência. O jornalismo é muito mais do que vemos na bancada do jornal nacional ou no jornais impressos. 

Por isso, vamos listar algumas coisas que você vai aprender no curso de Jornalismo.

Fotografia
Hoje em dia, todo mundo tem acesso a um celular e faz fotos de tudo. Mas, dentro do curso de jornalismo, você poderá aprender a usar uma câmera profissional e conhecer desde da teoria básica da fotografia até técnicas avançadas de iluminação. O curso de Jornalismo na Faculdade Ielusc, em Joinville, por exemplo, conta como 8 créditos dedicados ao fotojornalismo.

Escrita 
Quem pensa em fazer jornalismo com certeza já ouviu: “tem que gostar de escrever!”. A escrita realmente é uma base para o jornalismo, mas você não precisa escrever super bem logo de cara, você vai desenvolver suas habilidades ao longo dos anos. Por isso, no curso de Jornalismo no Ielusc, por exemplo, tem disciplinas dedicadas ao aprendizado de redação, tanto no jornalismo impresso, quanto no digital. 

Roteiros
Tudo na comunicação precisa de um roteiro, por isso, você vai aprender a fazer roteiro de todas as multimídias. Na área audiovisual, você aprenderá a fazer roteiros de programas de televisão, de programas ao-vivo, de reportagens, de vídeos para YouTube e até vai aprender a fazer um documentário. Já em produções de áudio, no curso de jornalismo se aprende desde dos boletins tradicionais de rádio até a construção de um roteiro completo de Podcast.

História 
Na faculdade de Jornalismo, você poderá aprender a história do Brasil e do mundo de uma forma diferente do que conhecemos no Ensino Médio. Além de compreendemos melhor o papel do jornalismo na sociedade, podemos ter uma visão muita ampla sobre os acontecimentos do mundo. 

Psicologia 
O jornalismo é uma área que lida diretamente como o ser humano, por isso, a psicologia está presente dentro das grades de todos os cursos. A matéria tem muita discussão em sala, e além de aprender os conceitos da área, conseguimos aplicar no nosso dia a dia o que se aprende dentro da sala de aula. Além disso, antropologia e sociologia estão dentro do currículo do curso de jornalismo. 

Cinema 
Aos apaixonadas pela sétima arte, na da grade curricular do jornalismo há uma matéria direcionada totalmente ao cinema, sua teoria e um pouco de sua prática. Além disso, as matérias de telejornalismo exploram bastante o lado da produção de vídeos de forma geral. Então pode ficar tranquilo que ao longo de todo o curso, você receberá indicações de filmes para se inspirar e buscar referências. 

Arte 
Apesar de muitas vezes não conseguimos visualizar isso, o jornalismo trabalha muito com criatividade e estética. Para conseguir fazer isso é preciso ter referências e justamente por isso, dentro da faculdade de Jornalismo você aprende sobre história da arte, arte contemporânea e estética. 

Internet 
Tudo mundo pensa que sabe tudo sobre a internet, mas acredite, a vida é muito mais que rolar o feed do Instagram e do Twitter. O ciberespaço é vasto e dentro do curso você vai aprender toda a história do jornalismo, vai conhecer ferramentas super legais e ainda conseguirá aprender formas totalmente novas de explorar o território da internet. Na grade curricular de jornalismo há disciplinas como cibercultura e jornalismo digital

A se comunicar 
Os tímidos são muito bem-vindos ao curso de jornalismo, na verdade, você não precisa ser falante e extrovertido para gostar de jornalismo. Ao longo do curso, gradualmente você consegue se acostumar como a ideia de falar com pessoas diferentes e ser ouvido. Disciplinas como telejornalismo, radiojornalismo e até mesmo técnicas de apuração lhe ajudaram a desenvolver seu lado comunicativo. 

É isso, se você gostou da ideia de aprender essas coisas, o Jornalismo tem muito a oferecer. Descubra sete coisas que um jornalista faz além de trabalhar na tv. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *