Qual a diferença entre produtos industrializados e orgânicos

Muito se fala sobre o consumo de produtos orgânicos ser uma boa opção para quem deseja ter uma vida mais saudável. Porém, será que isso é mesmo verdade? Nesse post, trouxemos uma coletânea de informações sobre as maiores dúvidas no assunto.

Modo de produção

Acaba sendo óbvio, mas muito importante para entender as demais diferenças. O produto que passa por um processo industrial pode até mesmo ter um grau de aperfeiçoamento técnico melhor. Até porque o desempenho das máquinas é mais perfeito do que o manual. Mas nesse caso, estamos tratando de alimentos, e nessa indústria as maiores preocupações são com a durabilidade do produto. E com essa finalidade, são adicionados vários aditivos e conservantes que tentam imitar o sabor original que de nada favorecem a nutrição humana.

Controle de Pragas

Mesmo sendo industrializado, todo alimento parte do campo, e até mesmo aqui é possível notar diferenças entre um e outro. No industrializado, a agricultura é feita de forma intensa e com o uso recorrente de agrotóxicos para eliminar as pragas, que são tóxicas para o ser humano. Na agricultura orgânica, o cultivo é da categoria familiar, onde a produção é em menor escala e o controle de pragas é feito de forma mais artesanal , os inseticidas são produzidos pelos próprios agricultores.

Sabor e qualidade

Sem dúvidas, o sabor de um alimento orgânico é mais evidenciado do que o industrializado. Além de que, no exemplo do morango, a fruta acaba ficando maior do que os advindos de processos industriais.

O alimento orgânico é mais caro?

Isso varia de produto para produto, mas vamos dar exemplo do morango orgânico da Amorango.

  • Enquanto a bandeja de 250g pode ser encontrada sendo vendida por R$19,00. O kilo do morango orgânico é R$25,00.

Saúde, qualidade de vida e desenvolvimento econômico

Os alimentos orgânicos são menos processados, agridem menos o meio ambiente na cadeia produtiva e são mais nutritivos. Além de que, como muitas famílias brasileiras sobrevivem da venda e do consumo de suas plantações, o consumo desses alimentos acarreta no desenvolvimento econômico e favorece uma forma de cultivo mais sustentável, saudável e saborosa.

Onde encontrar alimentos orgânicos:

A Amorango Orgânicos possui em seu cardápio:

  • Morango
  • Geleia de Morango, Framboesa ou Amora
  • Ovo
  • Amora
  • Physalis
  • Framboesa

Acompanhe-nos no nosso instagram.

Entregamos para Joinville e região, entre em contato conosco clicando aqui.

**TEXTO DESENVOLVIDO PARA DISCIPLINA DE MÍDIAS SOCIAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *