Origem do montanhismo e suas principais modalidades

Você sabe qual é a origem do montanhismo?
As primeiras técnicas de montanhismo são bastante antigas, datadas de 1760.
Sua origem se deu na França em escaladas feitas por Horace Bénédicte de Saussure, considerado o pai do Alpinismo. Do Alpinismo nasceu o montanhismo como conhecemos hoje. Mas essa é apenas o primeiro registro oficial, uma vez que desde os tempos dos povos nômades pode se encontrar registros de expedições;

A definição de montanhismo é de um esporte onde se pratica a subida e/ou escalada em montanhas, mas como sabemos, hoje a escalada se tornou um ramo independente tendo sua própria definição e história.
No montanhismo temos três principais modalidades, sendo elas o Trekking, o Hikking e as travessias. Conheça agora cada uma delas:

Trekking

A palavra trek significa Migrar, que tem sua origem na língua Africaner, usada por holandeses colonizadores da África do Sul. A palavra trekking em si é muitas vezes utilizada de maneira incorreta para falar de trilhas e acampamentos de modo genérico, mas dentro do montanhismo entendemos como trekking atividades onde existe pernoite, e se inicia e termina no mesmo ponto. Ou seja, as trilhas que fazemos para um acampamento que retorna pelo mesmo caminho, tendo assim seu ponto de partida igual ao ponto de chegada.

Hiking

Já o Hiking é caracterizado por ser uma trilha mais curta e ter apenas um dia de duração, nesta atividade não existe pernoite. É comum que os Hikings iniciem pela manhã e terminam no final do dia. Assim como o trekking, ambos possuem o mesmo ponto de início e chegada iguais.

Travessias

Quando falamos de uma travessia, estamos falando de uma atividade que se inicia em um ponto e termina em outro. Podendo ou não ter pernoite. Com isso, trilhas de apenas um dia mas que possuem pontos de partida e chegada diferentes, devem ser consideradas travessias. Outra característica comum das travessias é o longo percurso e duração, a grande maioria possuem pelo menos dois pernoites em seu trajeto. Já conhecia essa modalidade?

Essas as principais modalidades do montanhismo, mas existem muitas outras que vem ganhando espaço nos últimos anos, como por exemplo a corrida em montanha. Conta ai, qual a sua modalidade preferida?
Independente de qual seja sua modalidade preferida, lembre-se de que a montanha é um lugar sagrado mas também impiedoso, foque sempre na sua segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *