Conteúdo digital

5 dicas para criar um conteúdo digital de qualidade

A gente sabe que quando um conteúdo que criamos viraliza é só festa, né? Fazer uma publicação de sucesso nas redes sociais enche qualquer pessoa de orgulho. Afinal, ver o seu post, vídeo ou link do seu blog se propagar faz com que mais pessoas passem a conhecer a sua marca.

Muitas vezes, quando isso ocorre, até mesmo um público novo, antes não mapeado para o seu segmento, passa a acompanhar a marca nas redes sociais, tudo isso pois um conteúdo viralizou na internet.

Mas fazer um conteúdo de sucesso nas redes sociais não é tão fácil assim: requer tempo de planejamento, de aprendizagem e muita, muita estratégia.

E NÃO, receita de bolo para um conteúdo viral NÃO existe. Por que?

Conteúdos envolvem QUALIDADE, e qualidade envolve aprofundamento, visão do público, observação do mercado e da rede social (no singular mesmo, cada rede social merece e precisa de um olhar diferente da outra) e de novo: muita estratégia.

Mas, tudo bem, acho que deu pra entender. Então, se não tem um passo a passo, como fazer para construir conteúdos estratégicos e de qualidade para sua marca?

Vamos por partes, como diria Jack (ou por dicas!).

  1. Público é rainha o resto é nadinha

É a dica mais óbvia, mas muito importante! Saiba com quem você está falando. Ou seja, antes de postar algo é preciso saber exatamente o que seu público gosta para conquistá-lo pelos seus interesses com posts relevantes.

Para isso existem estratégias de marketing, que contribuem para a melhor formação e análise do público, como o marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing e técnicas de social media.

Definir suas personas é outro ponto muito importante (representações dos clientes ideais de sua empresa) vai garantir que todos os conteúdos desenvolvidos por você e sua equipe estão de acordo com o que seu público quer ver.

  1. Termômetro da interação

É possível chamar os usuários para interagir com o seu conteúdo por meio das próprias ferramentas oferecidas por plataformas como o Facebook.

Um modelo bastante comum é o de “Curta e/ou compartilhe” que começou um tanto antes do Facebook inserir a funcionalidade de “reações”. No Instagram, há ainda mais pontos de interação: o usuário pode salvar sua publicação ou enviá-la para algum amigo ou para o stories, dando ainda mais visibilidade ao seu post.

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Indo além, é possível realizar concursos e eventos na sua página para conseguir mais interações e aproveitar para divulgar o seu produto.

Apenas lembre-se de conferir a lei N°5.786 antes de pensar em distribuir prêmios!

O engajamento é crucial para todo perfil em uma rede social, além de ser um ótimo termômetro para saber o que está ou não fazendo sucesso.

Leia também: Tipos de Plataforma para cada marca

3. A sabedoria das #Hashtags

Todo mundo usa #hashtags né? Quanto mais delas, melhor.

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Essas queridinhas são usadas, principalmente, para a categorização de fotos, facilitando a descoberta de conteúdos dentro de uma temática específica e auxiliando na busca por aumento de tráfego orgânico na sua rede.

Mas saber usar as hashtags é fundamental para quem quer fazer sucesso, uma vez que será essa a sua primeira porta de entrada para novos usuários e interessados nos conteúdos postados.

Sendo assim, CUIDADO COM O EXCESSO. Sério. Entupir suas fotos com hashtags pode aumentar o alcance na rede, mas aumenta também as chances de que usuários não relacionados ao seu negócio (lembre-se do seu público!) venham a curtir sua página, desperdiçando um potencial que poderia ser melhor aproveitado pela correta disposição das tags.

É possível inserir seu negócio em discussões realmente relevantes e fazer contribuições para que o tema cresça, fazendo sua marca se posicionar de maneira positiva para sua imagem.

  1. Storytelling

Ao observarmos os grandes nomes da propaganda nos últimos anos, vemos que boa parte delas enfatiza muito além do simples anúncio do produto, mas sim na contação de uma história, ou seja, o storytelling.

Uma boa história é capaz de ensinar, anunciar e, claro, prender o espectador no seu conteúdo, convencendo-o a voltar no futuro para ter mais.

Pense em como o seu produto ou marca pode protagonizar uma história, como ele pode compor um cenário, ou como ele pode resolver um problema.

Assim fica muito mais fácil desenvolver um roteiro ao seu redor, preparando um conteúdo realmente capaz de sensibilizar, entreter e, quem sabe, engajar em outras redes também.

  1. Seja verdadeiro e respeite seu propósito

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Talvez essa seja a dica mais importante: Precisamos produzir conteúdos de QUALIDADE e, para isso, é preciso ser verdadeiro e condizente com o propósito do seu negócio.

Isso significa, principalmente, que não adianta investir tempo (e algumas vezes dinheiro) em conteúdos que não tenham relação com a sua marca, como por exemplo trabalhar todas as datas e dias comemorativos existentes, brincadeiras sem contexto e até mesmo temais sociais, se forem postagens de marcação (quando uma marca publica algo apenas para marcar presença).

Lembre-se do seu público, ele quer se relacionar com marcas que, antes de tudo, sejam REAIS.

No caso dos dias comemorativos, vale investir em datas que comemorem assuntos realmente condizentes com a marca e o mesmo vale para brincadeiras: existe o “momento certo”, encaixando com o storytelling construído.

Mas, amada, como assim eu não posso “brincar” com o meu público?

Calma, a gente explica.

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Você pode (e deve) brincar e interagir com seu público. Essa é a segunda dica, afinal! Mas cuidado com brincadeiras e comemorações que não façam sentido ou não tenham o devido peso para a sua marca.

Um exemplo perfeito é um pet shop que faça um post comemorando o Dia Mundial dos Animais, fazendo publicações interativas e brincadeiras. Faz sentido, não faz?

Mas e se um consultório de fisioterapia fizesse, por exemplo, postagens relacionadas ao Dia Mundial do Disco Voador?

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Sim, existe e é dia 24 de junho. 

O ponto é: não faz mal nenhum ser divertido! Mas vamos com calma, ok? Assim não perdemos nosso propósito, nem o nosso público.

Para finalizar, vale dizer que, caso você tenha lido até aqui, já recebeu um ótimo exemplo do que significa fazer um conteúdo de qualidade, né?

Brincadeirinha!

Trouxemos aqui as dicas que mais acreditamos fazer a diferença na hora de produzir um bom conteúdo, mas há muito mais delas, afinal, quando falamos sobre produção de conteúdo para redes sociais, estamos também falando de todo conteúdo que envolve a internet. 

Esperamos ter te ajudado nesse processo e, de certa forma, esclarecido alguns conceitos. 🙂

Quer continuar aprendendo sobre conteúdo digital e todo o universo da comunicação? Continue acompanhando o Além do Job.

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