Gidion, uma “Hatemark” de Sucesso

Se você é habitante de Joinville – SC, muito provavelmente já utilizou dos serviços da empresa de transportes Gidion.

“A Gidion é uma empresa atenta às demandas sociais de Joinville e ambientais do planeta. Em suas rotinas de vistoria dos ônibus inclui controles que contribuem para a preservação do meio ambiente, como testes de opacidade e reaproveitamento da água. Da mesma forma, é uma empresa que colabora com instituições que atuam no desenvolvimento social e cultural de Joinville.” 

 

 

 

 

 

 

A empresa como marca tem um ótimo conceito para tornar-se uma lovemark (marcas amadas e queridas pelo seu público) e fidelizar seus clientes. Segundo o site da empresa, ela preza pelo bem-estar da sociedade, do planeta e de quem se utiliza dos seus serviços de transporte. Porém, na prática, sabe-se que não é bem assim!

A troca de carinho e uma visão até um pouco romântica da relação Cliente x Empresa traz a fidelização que ultrapassa os limites da razão. É isso que fará com que a marca se destaque e vire uma lovemark.

A Gidion, além de seus bons conceitos e ideias não se porta como uma marca “do povo”. É extremamente criticada e não tem um bom relacionamento com o consumidor. Não dedica-se em manter um relacionamento recíproco com o cliente através das mídias sociais, e quase nunca se faz presente nas redes, não é ativa e ouvinte de seus usuários. A única forma de interação com a marca é ao utilizar seus serviços e/ou andar de ônibus.

Chato né!!??

Para mudar isso, pensamos em uma estratégia que se utiliza da TV como meio de repassar o novo posicionamento e mensagem que a marca busca transmitir. O vídeo funcionária como um documentário, repassado em cenas curtas das experiências  de Dona Inês juntamente da Gidion, e o que a empresa concedeu à ela como forma de agradecimento, em uma narrativa que retrata o relacionamento da marca de forma mais humana com o objetivo de transpassar o sentimento de acolhimento entre seus clientes e funcionários. E partindo do retorno e das críticas que, sem dúvidas, surgiriam do vídeo, a empresa vai se reformular, partindo da interação com seus clientes de igual pra igual nas redes-sociais.

Este texto faz parte de um exercício da disciplina de Arenas Digitais, cujo objetivo é exercitar o conceito de Lovemarks e Truthtelling. Cada grupo escolheu uma marca que não se encaixava no conceito de Lovemark e propôs uma ação transmídia que envolvesse truthtelling. 
Esse trabalho foi desenvolvido pelos alunos: João Pedro da Costa, Matheus Cubas Dias, Mateus Soares Eda e Cássio Gifford Neto.

 

 

 

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