jornada consumidor

Como aumentar suas vendas através da jornada do consumidor

O que é a jornada do consumidor?

Se você trabalha com marketing e/ou vendas, provavelmente já ouviu falar sobre a jornada do consumidor e como ela pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio. Mas se você ainda não sabe o que é, não se preocupe. Nesse post, nós abriremos a jornada do consumidor em mais detalhes e apresentaremos ferramentas digitais que podem potencializar sua performance. 

Comprar

O processo de compra é algo muitas vezes já habitual e inconsciente do consumidor. Seu processo de consideração vem muito antes da tomada de decisão da compra. Para entender melhor, a jornada do consumidor nos ajuda a dividir cada etapa do processo de compra, desde a criação de uma necessidade, até o pós compra.

Basicamente, esse processo se divide em 3 partes, explicadas a seguir:

Etapa de conhecimento de marca (awareness)

Nessa etapa do processo, a pessoa ainda não tem consciência da existência de um problema que precisa de uma solução. Normalmente, ela está começando a ter algumas dúvidas sobre determinado assunto, mas não entende aquilo como um problema ainda.

Essa é a etapa inicial da jornada do consumidor, o momento ideal para mostrá-lo que sua empresa domina o assunto e apresenta a solução perfeita para aqueles sintomas que ele está começando a apresentar.

Entretanto, é necessário ter cuidado na abordagem durante essa etapa. Como o consumidor ainda não tem consciência que tem um problema que deve ser solucionado, ele não está pronto para receber abordagens mais “agressivas”, como propagandas e ofertas de produtos. 

Por isso, o ideal é apresentar conteúdos educativos, com uma visão mais abrangente e genérica, para que ele se familiarize com o assunto e saiba reconhecer sozinho sua própria necessidade. Claro que vale ressaltar que os conteúdos devem plantar uma sementinha na cabeça do potencial cliente, para que você ajude-o a acreditar que ele tem uma necessidade.

Esta etapa é essencial para que a pessoa crie interesse e avance na jornada, para enfim, realizar a compra.

Etapa de consideração (consideration)

Quando o consumidor chega nesta etapa, significa que ele já está ciente do problema que tem e está interessado em alternativas interessantes para solucioná-lo. 

Entretanto, ele ainda não tem conhecimento suficiente sobre o assunto e passa a procurar por opções que se encaixem no seu perfil de escolha.

Dessa forma, os conteúdos ofertados nessa etapa precisam ser mais voltados para a solução desse problema em específico, com orientações sobre o assunto e estratégias para resolvê-lo. 

Uma dica importante é começar a apresentar seu produto ou serviço de modo sutil, ainda sem vendê-lo, mas que instigue o consumidor a querer conhecê-lo. Assim ele atrela o seu produto a uma solução que lhe interessa e passa a considerá-lo como uma opção viável para a próxima etapa, a decisão de compra.

 

Etapa de decisão de compra (decision)

Quando chega nesta etapa, o potencial cliente tem consciência não apenas da sua necessidade, como também das opções que o mercado que lhe oferece para solucioná-la. 

Pensando nisso, os conteúdos devem ser mais focados nas características que destacam seu produto ou serviço, como documentação técnica, cases de sucesso, comparativos de mercado, etc. 

Nesta parte, o consumidor já entendeu que tem um problema e que sua empresa tem conhecimento sobre o assunto. Chegou a hora de convencê-lo do porque o seu produto é a melhor opção para ele. Este é o momento de abordá-lo com propaganda e ofertas, a fim de ativar gatilhos mentais que ajudem no processo de decisão de compra.

Mas como criar conteúdos para cada etapa?

Agora que você já conhece as etapas, deve estar se perguntando quais tipos de conteúdos funcionam para cada etapa, não é mesmo? Além disso, como é possível criá-los e monitorar sua performance dentro da jornada? Para ajudar a responder essas perguntas, selecionamos alguns tipos de materiais e softwares gratuitos que podem te ajudar a construí-los.

Blog posts

Os blog posts são uma excelente alternativa para compartilhamento de conteúdos e podem funcionar muito bem em qualquer etapa da jornada do consumidor. Na hora de produzir o conteúdo, você deve priorizar informações que sejam relevantes para o seu público-alvo, a fim de reforçar sua autoridade no assunto e criar um bom relacionamento com ele. 

Entretanto, como se trata de um conteúdo majoritariamente escrito, é necessário atentar-se a algumas regras de SEO (Search Engine Optimization), que basicamente é como os algoritmos do Google vão interpretar seu conteúdo. 

Para isso, separamos algumas ferramentas que podem ajudar na hora de produzir seu material:

Buzzsumo

O Buzzsumo é uma ferramenta digital com pacotes gratuitos que te ajuda a planejar conteúdos e se antecipar aos algoritmos do Google, de modo a escolher previamente palavras-chaves, conteúdos relevantes, entre outras coisas como:

    • Encontra o conteúdo mais compartilhado para um tópico, autor ou domínio;
    • Permite levantar dados de pesquisas nas redes de até 12 meses atrás;
    • Mostra as atividades no compartilhamento do Twitter, Facebook, LinkedIn e Pinterest;
    • Verifica qual o tipo de conteúdo (vídeo, imagem, infográfico) mais compartilhado para um assunto
  • Ativa alertas para quando sua palavra chave é mencionada, seu “competidor” publica um artigo de sucesso, ou publicações de autores que você selecionar.

Print da plataforma Buzzsumo

Yoast

O Yoast é uma ferramenta gratuita permite uma otimização total do seu site pela plataforma WordPress, o que permite que você faça uma análise do seu conteúdo de acordo com a interpretação dos algoritmos e corrija antes de publicá-lo. Confira algumas das suas funcionalidades:

    • Análise de meta-descrição
    • Análise do título
    • Analisa as palavras-chave do seu post
    • Análise de alt tag nas imagens do seu post
  • Analisa se o seu post tem o tamanho correto para performar bem

Infográficos

Os infográficos estão se tornando uma tendência nas redes sociais por serem conteúdos altamente atrativos, sendo a saída perfeita para informar e atrair a atenção do usuário. Dessa forma, normalmente são utilizados na primeira etapa da jornada (conhecimento) e funcionam muito bem como iscas para captar potenciais clientes no caminho entre as redes sociais e plataformas de conteúdo, como blogs. 

Confira abaixo uma alternativa para ajudar a criar os melhores infográficos:

Canva

O Canva é uma plataforma digital que disponibiliza milhões de fotografias, vetores e ilustrações, além de ícones e fontes gratuitas. O usuário também possui a opção para fazer upload de seus próprios arquivos.

Confira algumas das funcionalidades da plataforma:

    • Uma grande variedade de templates para infográficos e outros materiais para redes sociais
    • Tratamento de imagens com filtros pré-definidos
  • Ferramentas de edição para personalização de imagens

plataforma de criação canva

Landing Pages

As landing pages tem papel essencial nas campanhas digitais pois servem como formulários de coleta de dados dos potenciais clientes, também chamados de leads. Normalmente são utilizadas nas redes sociais, onde a empresa apresenta um conteúdo que é atrativo para o usuário e que para acessá-lo, é necessário preencher algumas informações nestes formulários.

Esses dados (e-mail, nome, profissão, país, etc) são fundamentais para a empresa conseguir iniciar uma conversa com esses leads e entender seu comportamento. 

Separamos algumas ferramentas que ajudam a construir landing pages:

Unbounce

O Unbounce é uma plataforma para criação de landing pages com mais de 85 templates gratuitos e centenas de outros disponíveis para compra. As páginas são customizáveis para atender as necessidades de cada criação. A ferramenta permite construir, testar e publicar sua landing page sem precisar de nenhum conhecimento prévio de programação. Eles permitem um trial grátis.

plataforma unbounce

LeadPages

O LeadPages também funciona como uma plataforma para criação de landing pages e disponibiliza uma grande variedade de templates e fontes. Ele é fácil de usar e também não exige conhecimento prévio de programação. Com o trial grátis, já é possível criar lead boxes, que são janelas de pop-ups, e analisar os resultados pelo Analytics da própria plataforma.

Print da plataforma LeadPages

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das técnicas mais utilizadas na jornada do consumidor, pois é normalmente onde se inicia uma conversa mais próxima entre a empresa e o potencial cliente. A partir do momento que você consegue criar uma base de e-mails captados pelas landing pages, é possível compartilhar conteúdos exclusivos via e-mail e preparar o usuário para a fase de decisão de compras. 

Para ajudar na construção do layout e disparo dos seus e-mail marketings, separamos uma indicação de uma ferramenta interessante abaixo.

MailChimp

O MailChimp é uma plataforma com planos gratuitos que facilita muito quando o assunto é a criação o disparo de email-mkt. Com uma grande variedade de templates já responsivos, ele também disponibiliza a opção de contas de múltiplos usuários e comentários dentro do editor, o que agiliza e facilita o processo de criação entre equipes.

Além disso, ele disponibiliza uma série de benefícios, como:

    • Segmentação de mailing list por comportamento, preferências e vendas anteriores
    • Automatização de disparos de e-mail
    • Dados sobre quem recebeu, abriu, clicou e onde clicou
    • Automatização com remarketing para pessoas que não abriram campanhas anteriores
  • Localização e engajamento de seus usuários

Mailchimp

E-commerce

Com o enorme crescimento da cultura digital nos últimos anos, a grande maioria das pessoas passa boa parte do seu dia conectados. Seja no computador da empresa ou no smartphone, estamos quase sempre online e cada vez mais buscamos serviços que satisfaçam nossas necessidades com rapidez e praticidade.

Percebe-se então que possuir um e-commerce é uma grande oportunidade de aumentar as receitas da empresa, pois através dele você tem um ponto de venda online 24 horas por dia, pode mantê-lo com um custo muito baixo e vai estar sempre presente quando seus clientes precisarem.

Se o seu medo é ter muitas dificuldades na implantação de um e-commerce para a sua empresa ou ter que arcar com custos muito altos para criar e manter o site online, separamos uma dica de plataforma que te permitem criar uma loja virtual com muita facilidade e por um custo muito baixo. 

Wix

O Wix é uma plataforma que te permite criar vários tipos de sites. Eles oferecem templates, dão dicas de como otimizar seu SEO e tem uma plataforma de criação muito intuitiva que permite além de criar sites para PC, também otimizá-los para as telas de celulares. 

A plataforma possui um plano gratuito para um site comum, mas para poder publicar seu e-commerce é necessário assinar um plano premium. Não é de graça, mas sai muito mais em conta que encomendar de uma agência especializada. Além disso, a plataforma de e-commerce do Wix é muito simples e completa. Dentro dela é possível configurar diversas formas de pagamento e utilizar plataformas de pagamento como PagSeguro e PayPal.

Wix layout

Material Gráfico para Redes Sociais

Além disso, você pode precisar de ferramentas que auxiliem na criação de materiais de apoio para redes sociais, como posts, web banners, entre outros. Esses materiais normalmente são utilizadas em todas as etapas da jornada, principalmente na primeira e na última. Para isso existem algumas plataformas para simplificar e facilitar o processo de criação. Alguns deles são:

FreePik

No FreePik você tem acesso a diversos templates e cliparts totalmente grátis. Além disso, ainda possui um banco de imagens onde você encontra milhares de fotos para utilizar em suas peças gráfica. Se preferir, o FreePik possui um plano pago, cujo custo benefício é muito bom e alcança facilmente o nível do Shutterstock.

Freepik

FlatIcon

O FlatIcon é uma plataforma que dá acesso a diversos ícones de forma gratuita. Tanto em pacotes (para manter um padrão visual) quanto avulsos, eles são muito úteis em apresentações e para o próprio layout da peça. É uma ótima escolha para quem precisa economizar e manter o nível de qualidade.

FlatIcon

Autor do texto: desconhecido

Editado por: Vinícius Vitorio Sprotte

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