refrigerantes agua da serra

Água da Serra, da mesa ao coração catarinense

Se você mora ou já passou por Santa Catarina, provavelmente conhece a Água da Serra, marca muito popular pelos seus refrigerantes sempre presentes nos restaurantes regionais, e sua galinha dos ovos dourados, a Laranjinha.

 

Sobre a marca

A marca nasceu em 1943, no município Braço do Norte-SC e no início se chamava Bebidas São Pedro. Ela começou produzindo 3 sabores (guaraná, framboesa e limão) das bebidas na época conhecidas como gasosas, termo este que virou a bandeirinha da marca na cabeça das pessoas.

Lá pelo década de 60, quando a empresa já havia mudado seu nome para Água da Serra, eles lançaram uma bebida que se tornaria um sucesso: a Laranjinha. A mesma é até hoje o seu “carro-chefe” e sempre tem um espacinho nas mesas e nos corações catarinenses.

 

Reposicionamento da marca

A Água da Serra se posiciona como uma marca que quer contagiar o mundo com a ideia de que cada deve saborear a vida do seu jeito e tem o propósito de ajudar os milhares de jovens que amam eles a preservarem sua essência e viverem com leveza, seja qual for a idade deles.

 

Linha de produtos

Atualmente, a empresa traz a tradicional linha de sabores de refrigerantes de framboesa, laranja e limão, porém recentemente eles também lançaram os sabores guaraná e abacaxi. Aposto que você nunca encontrou um refrigerante de abacaxi, não é mesmo? Acredite, é diferente e muito saboroso!

Além disso, eles também contam com uma linha de sucos, a Laví Sucos, com os sabores de frutas cítricas, abacaxi com hortelã, frutas vermelhas, tangerina e uva.

 

Comunicação da marca

Mas com tudo isso, como a marca ainda não pode ser considerada uma lovemark?

Love Mark faz referência ao posicionamento da marca para com seus clientes, e não ao contrário. Por mais que ela seja muito amada por quem a consome, isso não faz dela uma lovemark, ainda. Ao analisar o comportamento da marca nas mídias sociais, notamos que ela até se esforça para gerar engajamento com seu público, com conteúdos voltados para isso, como o exemplo abaixo:

 

Entretanto, mesmo quando o público interage de forma positiva, ela muitas vezes desperdiça as oportunidades de criar relações com o mesmo. Se você começa uma conversa, é preciso continuá-la depois, certo?

Além disso, apesar da grande popularidade da marca e da comunicação até que bem organizada e atrativa, suas mídias sociais não refletem o mesmo número, contando com poucos seguidores no Instagram, por exemplo.

Uma marca como essa deveria ter milhares de seguidores. Para resolver esse problema e dar uma ajudinha para o nosso refrigerante favorito desenvolvemos uma estratégia de Truthtelling.

 

Truthtelling

Não é novidade que os padrões de consumo estão mudando. Não basta mais dizer a verdade, é preciso ser a verdade. Raul Santahelena, gerente de publicidade da Petrobras, diz isso em seu livro Truthtelling. As pessoas não querem mais apenas discursos vazios e sem conteúdo. Hoje para conquistar o coração dos clientes é preciso mais que isso. Elas querem que as marcam sejam o que dizem, mesmo quando ninguém está olhando. Pensando nisso desenvolvemos uma campanha em cima do Truthtelling.

 

Campanha

A ecologia vem tomando um espaço cada vez maior na cabeça das pessoas. E quando o público presta atenção, as marcas precisam se atentar. Claro que nenhuma marca está deixando isso para trás, não é mesmo? Afinal de contas, ninguém quer perder dinheiro. Então, a maioria delas está adotando ou já adotou um discurso que faz juz ao novo requisito. O problema é que algumas ficam apenas no discurso. E daí vem o famoso termo Bullshittelling. Que se refere àquelas marcas que apenas falam e nada fazem. Além disso, ainda existe outro problema: O fato de ecologia estar virando sinônimo de status. Você pode pensar que isso não faz diferença, afinal de contas, as pessoas estão fazendo seu papel, mesmo que pelo motivo errado. Mas na verdade não. Baseado nesse tipo de atitude, definimos uma campanha com viés crítico, satirizando a nova moda dos canudos reutilizáveis. Criamos a Hashtag #NãoÉSóOCanudinho para disseminar e conscientizar as pessoas de que o meio ambiente não é brincadeira.

No exemplo de peça acima buscamos retratar um meme da internet onde uma pessoa utiliza um canudo ecológico em um copo de plástico, tirando completamente o propósito do produto e não ajudando em nada o meio ambiente.


Estudantes: Vinícius, Everthon, Bruna, Alisson e Djovana.

“Este texto faz parte de um exercício da disciplina de Arenas Digitais, cujo objetivo é exercitar o conceito de busca de cauda longa. Cada grupo buscou por um produto específico, escolheu a empresa mais bem posicionada nos resultados de busca e foi feita uma análise de seu e-commerce a partir dos princípios da Cauda Longa de Oferta, Preço e Busca”.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *