Onde e Quando Postar?

Com certeza, é uma das dúvidas que mais circulam quando falamos de posts assertivos! Nos dias de hoje o alcance é cada vez mais almejado, principalmente quando não há como fugir das redes sociais. Por isso, devemos estar cientes de todos os dados que estão ao nosso alcance. Por isso trouxemos algumas dicas e dados para ajudar a tirar o máximo de proveito no seus post!

Qual a Plataforma que Melhor Atende os meus Objetivos?

Algumas marcas atiram para todos os lados quando se trata de onde postar seu conteúdo. Enquanto pode ser interessante possuir uma presença digital nas plataformas mais pertinentes, não significa que essa presença precisa ser reforçada múltiplas vezes ao dia numa plataforma em que seu público não está ou não tem interesse em interagir com você.

Veja abaixo uma análise do Galeno de Melo, analista de marketing digital do Grupo EAUX, sobre qual plataforma é melhor para cada tipo de conteúdo.

Facebook e Instagram

Bom para:

  • Divulgação de conteúdo online
  • Venda de produtos online com compra por impulso
  • Noticiar e atrair pessoas para eventos físicos
  • Reconhecimento e lembrança de marca
  • Campanhas governamentais

Ruim para:

  • Empresas B2B
  • Serviços pontuais
  • Segmentação por público de alta renda

Linkedin

Bom para:

  • Divulgação de conteúdo online
  • Noticiar e atrair pessoas para eventos físicos
  • Campanhas para profissionais específicos
  • Marketing B2B no geral

Ruim para:

  • Empresas B2C
  • Anúncios sem fins profissionais

Além disso, cada plataforma combina mais com um formato de conteúdo diferente:

Facebook:

A Buzzsumo analisou 68 milhões de usuários e concluiu que vídeos são de longe o tipo de post que recebem mais interações, seguidos de imagens. Links e status ficam muito atrás com cerca de 10-20% do engajamento dos vídeos, apenas.

Além desses formatos de post, blog posts e conteúdo informativo demonstram bons resultados no engajamento e crescimento das páginas e marcas no Facebook. 

Instagram

Para o Instagram, o formato de conteúdo que mais gera engajamento são fotos bonitas e de boa qualidade, quotes (frases motivacionais ou citações) na forma de imagens e stories.

Para as fotos, fotos de produtos, fotos de bastidores e conteúdo gerado pelo usuário tendem a ter mais interação, interesse e reconhecimento para a marca.

Para as quotes, fotos com as citações fisicamente presentes fazem mais sucesso, mas mesmo os criados usando recursos digitais tendem a se sair bem. 

Para os stories, há muitas opções de formato com bons resultados para se escolher. Entre eles estão:

  • Storytelling
  • Tutoriais práticos
  • Promoção de um blog post
  • Promoções, ofertas de tempo limitado e cupons de desconto
  • Dados e estatísticas
  • Quotes e inspirações
  • Notícias e novidades sobre a marca

Qual o melhor momento para postar?

Após toda a criação da estratégia de marketing em mídias sociais, e a confecção das peças e dos textos devemos nos preocupar portanto com o horário em que estaremos publicando o conteúdo, para que haja assim o engajamento esperado.

Estarmos atentos aos melhores horários para postar nas redes sociais pode ser a diferença entre ter sua publicação visualizada, curtida e compartilhada ou nem se quer ser visto pelo seu público.

Veja abaixo uma análise sobre quais os melhores horários para cada tipo de plataforma.

Facebook

O Facebook ainda reina entre as mídias sociais, com bilhões de usuários ativos. Também é a principal escolha para ações de publicidade. Porém, com as atualizações mais recentes do algoritmo do Facebook, os usuários vêem cada vez mais postagens de amigos e familiares e menos publicações de páginas de negócios.

As marcas ainda têm algum envolvimento dos usuários no Facebook, mas para isso é preciso calcular de acordo com os melhores horários de tráfego e com os interesses de seus clientes.

Esse gráfico demonstra o engajamento das pessoas com postagens e marcas no Facebook ao longo do dia e da semana. De acordo com o gráfico, o site SproutSocial levanta as seguintes informações:

  • Os melhores horários para postar no Facebook são: quarta-feira ao meio-dia e às 14h e quinta-feira às 13h e 14h;
  • Quinta-feira é o melhor dia para postar no Facebook na semana;
  • Sábado tem a menor quantidade de engajamento do Facebook na semana, assim como noites e madrugadas.

Esses dados refletem o cronograma de postagens das empresas como um todo e o interesse dos usuários da plataforma com essas empresas e suas postagens. Uma dica importante é planejar as informações da sua postagem de acordo com o objetivo do usuário naquele momento e de tentar ser relevante para ele.

Instagram

Mais de 80% dos usuários seguem uma empresa no aplicativo. Mas assim como o Facebook, com as atualizações mais recentes os usuários vêem cada vez mais postagens segmentadas e menos publicações de páginas de negócios.

Esse gráfico segue a mesma ideia do anterior, porém mostra o engajamento das pessoas com as marcas no Instagram. Curiosamente, alguns hábitos são bem diferentes se comparado ao Facebook, enquanto outros são semelhantes. O SproutSocial levantou as seguintes informações:

  • A melhor hora para postar no Instagram é quarta-feira às 15h, quinta-feira às 5h, 11h, 15h e 16h e sexta-feira às 5h da manhã.
  • Quinta é o melhor dia para postar no Instagram.
  • Os horários mais seguros para postar são de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
  • Domingo é o dia menos envolvente.

A maioria dos usuários do Instagram que possuem menos de 25 anos gastam aproximadamente 32 minutos por dia no aplicativo. Por isso, devemos pensar em todas as pausas do meio do dia, quando os usuários pegam no celular para verificar seu feed. Diferente do que acontece no Facebook, o Instagram aos fins de semana possue o mesmo engajamento do que acontece durante a semana, que pode gerar oportunidades interessantes para algumas marcas.

Linkedin

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo – o canal é perfeito para compartilhar dicas úteis de carreira e conectar-se a líderes do seu setor. Essa rede social ainda pode ser usada pelas marcas para encontrar conteúdos valiosos, localizar futuros funcionários e contar histórias relacionadas ao seu setor ou empresa.

O porém nesta rede social é que o engajamento é muito baixo e muito pragmático se comparado com os outros canais. O SproutSocial no entanto traz mais alguns levantamentos interessantes sobre a plataforma:

  • O melhor horário para postar na rede social é quarta-feira, das 15h às 17h;
  • Quarta-feira é o melhor dia para postar;
  • O envolvimento varia por dia, mas de terça a quinta-feira é o melhor;

Considerando o objetivo da plataforma e os dados analisados, podemos concluir que os dias da semana são considerados os melhores horários para se postar nesta rede, principalmente por ser mais uma ferramenta de trabalho e por isso obedecer ao horário de trabalho de seus usuários.

E o que tiramos disso?

Além de ter a certeza de que você irá conseguir cumprir todo o cronograma de horas sem deixar nada escapar, bem como poder se dedicar totalmente a outras questões que precisam de um pouco mais da sua atenção e conhecimento.

Em tempos de algoritmos que dificultam nosso alcance aos clientes, conhecê-los melhor é essencial, pois é através desse conhecimento que se pode obter um alcance maior. O contato continua sendo a peça chave da relação!

E aí? Que tal começar a colocar essas dicas em prática? Não sabe ainda o que vai postar? Então não perde tempo e corre para o nosso post sobre: Como Criar Posts Assertivos e Converter mais Leads para sua empresa.

Post feito pelas alunas Jaqueline Norenberg Weis e Sarah Deus na disciplina de Mídias Sociais

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