O que é Montanhismo?

Imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1BY7J4xW7-pAjnLdL7jLmtaP2tM1q6AOE

O Montanhismo é uma prática esportiva (e de lazer) de percorrer montanhas e elevações em sua maioria rochosas ou paredes geladas. Ele é caracterizado por meio de caminhadas e escaladas, com diferentes níveis de tempo de duração e de dificuldade. 

O montanhismo também é acompanhado de outras práticas como mergulho, canoagem e campismo. Isso dependerá do local escolhido para realizar a atividade e também da experiência do praticante.

Essa atividade que começou na Cordilheira dos Alpes, muitas vezes é confundida com o alpinismo, que leva este nome por causa do local originário, nos Alpes. Assim também como o andinismo, que é praticado nos Andes e o himalaísmo, no Himalaia. O montanhismo engloba todas as regiões montanhosas do mundo que possuem até 2.500 m de altitude acima do nível do mar, enquanto as outras práticas recebem seus nomes devido ao locais e por possuírem altitudes muito maiores.

Modalidades

Assim como as demais práticas esportivas, o montanhismo possui várias modalidades. Algumas são indicadas apenas para montanhistas experientes, pois dedicam técnicas avançadas e resistência a condições adversas. Já outras podem ser feitas por iniciantes e montanhistas de nível intermediário.

Aqui na N.A Trekking, as modalidades mais utilizadas são: Hiking, Trekking e Travessias. É bem comum que haja confusão com os termos, e apesar de serem parecidos, levam algumas diferenças bem marcantes.

Trilha ou hiking

Provindo do termo inglês que significa “caminhar por aí”, hiking é o ato de caminhar em montanhas ou ao ar livre onde o ponto de partida e chegada é o mesmo e sendo feita em período curto de tempo. Ou seja, basicamente um bate volta. Geralmente o nível de dificuldade é mais leve comparada às outras modalidades e não há pernoite na natureza em trilhas autoguiadas. É uma atividade muito atrelada ao desligamento da vida urbana por um curto momento, mas que sacia a necessidade de viver algo fora do cotidiano e em meio a natureza. 

Trekking

O termo trekking também possui a mesma natureza do hiking, caminhar em montanhas ou ao ar livre, contudo as caminhadas são de longa duração. Isso implica em pernoitar em acampamentos e/ou abrigos em meio ao ar livre. Esta modalidade leva este nome, pois provém do verbo inglês trekken que significa “migrar”. Por ser caracterizado por longas caminhadas e/ou escaladas, o nível de dificuldade é mais avançado, e consequentemente exige mais esforço físico, habilidades, e experiência. Como experiência mais intensa e dotada de objetivo mais árduo, está muito relacionada a desafios e conquistas pessoais dos praticantes, estes procuram se desafiar e cumprir a meta a fim de conquistar este mérito desafiador.

Travessia

A travessia, diferente das duas modalidades anteriores, se inicia em um ponto e termina em outro. Ela pode ser feita tanto como um bate-volta como também pode ser um percurso longo com pernoites envolvidas, o que irá definir é o local a ser realizado o montanhismo.

Existem muitas outras modalidades dentro do montanhismo, que levam essas três que falamos hoje, basta apenas escolher. 

E aí? Bora se aventurar!

 

*TEXTO DESENVOLVIDO PARA DISCIPLINA DE MÍDIAS SOCIAIS

 

REFERÊNCIAS

LIMA, Fernanda. Montanhismo. 2015. Disponível em: https://www.infoescola.com/esportes/montanhismo/. Acesso em: 09 nov. 2022.

FEMERJ (Rio de Janeiro). Quer praticar montanhismo? 2019. Disponível em: http://www.femerj.org/quero-praticar-montanhismo/#:~:text=O%20montanhismo%20%C3%A9%20uma%20pr%C3%A1tica,dificuldade%20e%20tempo%20de%20dura%C3%A7%C3%A3o.. Acesso em: 09 nov. 2022.

CAIUSCA, Alana. MONTANHISMO: o esporte também é adotado como um estilo de vida. O esporte também é adotado como um estilo de vida. 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/montanhismo. Acesso em: 09 nov. 2022.

GALIZA, Luisa. AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRILHA E TREKKING? 2019. Disponível em: https://levenaviagem.com.br/afinal-qual-a-diferenca-entre-trilha-e-trekking/. Acesso em: 09 nov. 2022.

RAPELSP. Hiking e Trekking. 2019. Disponível em: http://www.rapelsp.com.br/modalidade-hiking-trekking. Acesso em: 09 nov. 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *