Afinal, o que é um influencer?
No meio digital, um influencer é uma pessoa que tem poder de influenciar as pessoas em sua volta através de seus conteúdos nas mídias sociais. E essa influência pode ir desde a forma de pensar até agir.
3 pilares fundamentais de um digital influencer
1. Autoridade
É fundamental nos dias de hoje um influencer ter seu nicho no mercado. Saber quais são seus interesses e os assuntos que mais tem a ver com sua personalidade, é o primeiro passo para se ter autoridade no assunto e em suas publicidades. Afinal, as marcas estão cada vez mais voltadas a contratar influenciadores para nichos específicos que estão relacionados com os seus produtos, assim conquistando um público cada vez mais garantido.
2. Credibilidade
Para conseguir conquistar a credibilidade, precisa ser muito transparente e real com seus seguidores. E quanto mais tempo estiver nesse mercado com o posicionamento consolidado, mais a credibilidade se fortalece.
3. Confiança
Tendo autoridade e credibilidade no que for abordar, a confiança vem de forma natural para seus seguidores. E ela é peça-chave para a retenção dos seguidores e também na decisão de compra do usuário. Afinal, não iremos comprar algum produto por indicação se não confiamos em quem está nos indicando, não é mesmo?
Quais as vantagens em ser um influenciador?
Flexibilidade
Atualmente as pessoas buscam cada vez mais por flexibilidade no mercado de trabalho. E para quem gosta de ter um controle maior sobre duas demandas e horários, é um ponto super positivo!
Autonomia criativa
Não existe coisa melhor para os criadores de conteúdo do que poder produzir do seu próprio jeito o seu trabalho, podendo colocar sua personalidade em suas entregas. Mas é lógico que em muitas vezes é preciso respeitar o briefing. Por isso também é bom ficar bem atendo ao contrato para ver se a empresa possibilidade você trabalhar de forma livre.
Reconhecimento
Ser uma pessoa conhecida por uma grande parcela das pessoas e ser uma referência no seu meio por seus conteúdos, trabalhos e até mesmo seu próprio jeito e opinião.
Quais as desvantagens?
Privacidade
Com toda a exposição que acontece na internet, vem com ela a falta de privacidade na vida pessoal. As pessoas podem ser invasivas até demais quando se trata de perfis famosos na internet. Esse é um ponto para se ter atenção para as pessoas que se incomodam com o que os outros pensam ou saem falando por aí.
Responsabilidade social
O influenciador tem que pensar duas vezes antes de postar algum conteúdo sensível na internet. Como ele tem influência sobre muitas pessoas, deve-se ter um cuidado redobrado na disseminação de informação nas redes. Até para não ser um alvo de fake news ou utilizar de algum discurso de ódio, no qual pode acabar com a sua reputação por um longo período de tempo.
Contratação de serviço
Principalmente no início é muito comum fechar parceria ou algum projeto pequeno sem formalizar e conhecer a fundo a marca contratante, com isso é comum ocorrerem calotes e até não cumprir o combinado. Para que seja um trabalho bom para ambos, é necessário formalização via e-mail em casos do contrato formal não ser a primeira escolha.