Conheça os tipos de café e a diferença deles!

 

No blog de hoje vamos falar e comparar os tipos diferentes da segunda bebida mais famosa do mundo: o café!

[IMAGEM]

Para cada pessoa esse líquido possui um significado diferente, seja tarde de bate papos com os amigos ou até mesmo combustível para criatividade. Para nós brasileiros ele é imprescindível no café da manhã, e se você for viciado (como grande parte da população), é imprescindível em pelo menos 3 ou 4 momentos do dia. Você sabia que existem diferentes tipos de café?

Para começar vamos ter que falar sobre as plantas de café, a matéria-prima! Hoje existem duas principais espécies de plantas usadas na produção mundial, que são: a coffea arabica e a coffea canephora, onde os mesmo se subdividem em outros vários tipos de café. O coffea arábica é o mais utilizado, compondo 75% da produção brasileira, por conseguir produzir mais tipos de aromas e sabores diferentes.

Como falado anteriormente, cada tipo de grão possui um sabor diferente, e isso depende muito também do tipo de solo e do clima em que o mesmo foi plantado. Mas qual é a diferença deles? 

 

Grão Arábico: é mais suave e levemente ácido, muitos falam que ele é o mais adocicado entre todos. Ele possui muitos benefícios à saúde, conhecido por ser extremamente antioxidante. 
 
Grão Robusta: Ele é rústico com o sabor acentuado, ele é mais forte, quase com sabor metálico. Mais usados para blends e cafés gelados. 

 

Grão Bourbon: Ele é intenso e levemente adocicado. Ótimo para quem adora bebidas suaves.
 
Grão Catuí: A principal característica é que possui um ótimo rendimento para a produção. Em relação a sabores ele é suave e adocicado. 
 
E que tipos de cafés conseguimos fazer com esses grãos? 
 
Café espresso: café puro, feito sob pressão e sem adição de leite. Pode ter ou não espuma
 
Café Latte: Tem origem italiana, mais cremoso por possuir mais leite vaporizado do que café. 
 
Café mocca: Ele une o café e o chocolate, com leite vaporizado. O mais açucarado de todos. 

 

Ficou com vontade de um cafézinho? Aqui na Giostri Cafeteria usamos os melhores grãos para você experimentar um café de primeira qualidade! Venha sozinho e com os amigos, aproveite também para conhecer nossa livraria. Estamos te esperando. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *