Publicidade e Propaganda ou Jornalismo?
Descubra qual escolher de acordo com seus interesses
Os cursos de Comunicação Social atraem pessoas dinâmicas e versáteis, pois oferecem diversos tipos de habilitação e possibilidades de trabalho nas mais variadas áreas de atuação. Contudo, apesar de pertencerem à mesma área e terem algumas matérias em comum, as faculdades de Publicidade e Propaganda e Jornalismo são bem diferentes entre si.
Está em dúvida entre essas carreiras? Leia o resto deste post para descobrir com qual dos cursos você mais se identifica.
A Publicidade e Propaganda é uma parte da Comunicação aplicada ao objetivo de promover e até gerenciar a imagem de um produto, serviço ou marca. O publicitário atua desenvolvendo planejamentos, criando peças e campanhas criativas, analisando resultados e resolvendo problemas de comunicação.
Um publicitário pode trabalhar nas mais diversas áreas, entre elas:
- Atendimento;
- Planejamento;
- Mídias
- Design;
- Criação e redação de peças publicitárias;
- Gestão de redes sociais.
- Consultoria de marketing
- Planejamento de eventos
Muitos acreditam que a característica mais valorizada no ramo de publicidade é a criatividade, mas isso não é verdade. É claro que é uma habilidade muito importante não só na criação, como também nas demais áreas. Mas a publicidade não atrai apenas mentes criativa; pessoas que tendem a ser mais analíticas podem ser ótimas profissionais de atendimento, planejamento, mídias e análise de dados. Além disso, como o trabalho de um publicitário costuma ser sempre feito em equipe, é importantíssimo saber ouvir, ser flexível e saber lidar com as pessoas.
Enquanto isso, o Jornalismo é focado na investigação e comunicação de fatos. Sendo papel do jornalista zelar pelo direito à informação e entender o impacto que ela tem na vida das pessoas. Seu trabalho vai além de produzir e divulgar notícias e entrevistas, ele deve também levantar discussões de relevância para a sociedade.
Por isso, o jornalista deve ser um profissional curioso e observador, que consegue se comunicar de forma clara tanto ao falar, quanto ao escrever e que tenha facilidade para lidar com pessoas. Além disso, com as diversas transformações que a área vem passando por conta da popularização das mídias sociais e do acesso a internet, é fundamental gostar bastante de realizar pesquisas e estar antenado às novas tecnologias e formatos de conteúdo.
Entre as possíveis funções de um jornalista estão:
- Reportagem;
- Fotografia documental e fotojornalismo;
- Cinegrafia e produção audiovisual;
- Assessoria de comunicação;
- Redação jornalística
- Criação de conteúdo.
O que se estuda em Jornalismo e em Publicidade?
Na Faculdade IELUSC os cursos da área de comunicação compartilham algumas matérias em comum, mas na prática Publicidade e Jornalismo têm enfoques diferentes nessas disciplinas.
Para conhecer a grade curricular de ambos os cursos clique nos links abaixo: