Se tem uma pergunta que o estudante de publicidade escuta todo o dia, essa com certeza é “Mas o que faz um publicitário?”. É isso, ou a pessoa fica olhando para você com uma cara de perdida sem saber o que dizer depois que você revela sua profissão.
Por isso, para ajudar estas pessoas e talvez você, ser humano que quer cursar Publicidade e Propaganda mas ainda não sabe exatamente quais serão seus rumos no mercado de trabalho depois da formatura, vamos explorar “5 coisas incríveis que um publicitário pode fazer”.
1 – Criar obras de arte!
Principalmente quando falamos de design, arte e publicidade andam juntas. Isso por que as peças publicitárias, além de buscarem vender um produto ou uma ideia, também tem o papel de representar um contexto e comunicar-se com a sociedade, igual a obras de arte.
Então, se você gosta de arte, mas prefere que ela seja feita de uma forma mais funcional, talvez a direção de arte publicitária seja para você. Quer saber um pouco mais sobre as áreas mais criativas da publicidade? Então clique aqui para ler!
2 – Fazer música.
Tá bom, não literalmente, mas os jingles são uma grande ferramenta publicitária (pôneis malditos te lembram alguma coisa?) que, quando bem feita, pode até entrar para a história, e criá-los é trabalho do publicitário.
Este tipo de projeto geralmente é realizado com o acompanhamento de músicos ou sonoplastas que oferecem apoio no lado mais técnico da coisa, mas o envolvimento de um publicitário é essencial em todas as etapas de desenvolvimento.
Se você curte esta área audiovisual e também ama gravar ou editar vídeos, confira o material “Do roteiro a gravação: Como produzir conteúdo audiovisual?”
3 – Criar marcas (nome, logo e todo o resto).
Toda a grande marca de sucesso tem grandes publicitários por trás. Nike, Apple, Gucci, Coca-Cola (ou você nunca achou estranho uma marca de bebida gaseificada fazer tanto sucesso?), marcas como estas que conquistam os corações dos consumidores – as chamadas lovemarks – são pensadas em seus mínimos detalhes, e é dever de publicitários garantirem suas longas histórias de sucesso.
Se você está curioso, o nome desta área focada na criação de marcas é branding, e dentro dela entram vários outros processos como o naming, a criação de identidade visual e mais.
4 – Organizar grandes eventos!
Você sabia que na grade curricular de publicidade tem uma matéria só para organização de eventos? Pois é, os grandes festivais que a gente vê por aí, desfiles de moda e até premiações são exemplos de eventos onde publicitários atuam compondo equipes de produção. Já pensou que loucura pegar um job desses?!
5 – Fazer história!
Publicidade não é só sobre marcas, publicitários podem também impulsionar pessoas, ideias e causas, gerando comoção social e transformando a realidade.
Vários momentos chave na história só foram possíveis devido a existência da propaganda como na ascensão do feminismo, com propagandas mostrando a mulher além da dona de casa e estimulando sua liberdade e o famoso “We Can Do It”.
Publicidade e Propaganda se trata também se trata de cultura e sociedade, e ser sensível às mudanças ocorrendo no mundo a sua volta, sabendo interpretá-las, faz toda a diferença na carreira de um bom profissional.
Quer saber ainda mais sobre este assunto? Confira o super conteúdo do site Plugcitários, “Propagandas que mudaram o mundo”.
E aí?
Agora que você conhece todas as possibilidades que o mundo da publicidade pode oferecer, é hora de dar a largada de verdade na sua carreira! Se quiser saber mais sobre como funciona um curso de Publicidade e Propaganda, confira este material com “10 coisas que você vai aprender na faculdade de publicidade”.
Siga também o @alemdojob nas redes sociais ou deixe seu contato aqui para receber notícias sobre vestibulares e opções de matrícula no curso de Publicidade e Propaganda IELUSC.
Visite também o site www.faculdade.ielusc.br para conhecer outras opções de curso.
A gente se encontra pelos corredores. Tchau tchau e até a próxima! 😉